Defesa

Simers retoma ciclo de eventos no interior com Direto ao Ponto em Alegrete e Uruguaiana

14/05/2022 15:59

Dentro da estratégia de forte descentralização política, de eventos, benefícios e serviços do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), percorrendo diferentes regiões do Estado e com o objetivo de aproximar a entidade aos médicos do interior, foi retomado na sexta-feira, 29, na Fronteira Oeste, o ciclo de eventos Direto ao Ponto. 

Representantes da Diretoria da gestão 2022-2024 lideraram presença da entidade para apresentação de relatório de ações da gestão e debate quanto a temas relevantes para a categoria, como pejotização, relação com operadoras de saúde, previdência e gestão de carreira, entre outros. 

Além disso, o objetivo é ouvir as demandas dos médicos e suas realidades peculiares em cada região, estabelecendo e construindo em conjunto com a categoria ações regionalizadas e institucionais para o enfrentamento dos desafios ao exercício da Medicina hoje.

Durante o ano o encontro chegará a todas as cidades acima de 50 mil habitantes no estado. Pelo contexto do ano eleitoral, serão realizados em algumas cidades  programas de rádio, e convidadas lideranças políticas do município e região, que receberão do Presidente do Simers e Diretores o Compromissos pela Saúde, o conjunto de 7 propostas centrais da entidade à Medicina e Saúde nas eleições 2022. 

Em Alegrete, cerca de 40 médicos se reuniram no restaurante La Parrilla, na noite de sexta-feira (29), recepcionados pela direção da entidade. O presidente do Simers, Marcos Rovinski apresentou as atividades em defesa da categoria, em 120 dias da sua gestão. Rovinski agradeceu a oportunidade de representar os médicos, salientando a satisfação de estar com os colegas de forma presencial: "Para construção de um trabalho conjunto, aproximação e fortalecimento dos médicos e da medicina".

Combate ao Exercício Ilegal da Medicina

O presidente do Simers ressaltou as campanhas de conscientização sobre o Combate Ao Exercício Ilegal da Medicina, a manutenção dos centros obstétricos nos hospitais do Interior e da Capital, atenção às emergências pediátricas e a valorização aos médicos sob todos os aspectos. Rovinski destacou os novos diretores, exaltando o trabalho do diretor-geral, Fernando Uberti, que também é coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers. Salientou, também, o trabalho do diretor da Fronteira Oeste, Danilo Souza, e do diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi, que estiveram presentes nesse roteiro.

No evento Direto ao Ponto realizado em Alegrete, além de tratar das questões sindicais, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir e conversar com consultores em finanças, Thiago Lehr e Guilherme Maruf, para orientações sobre gestão da carreira, com foco nas finanças e na previdência. Também houve debate em torno do Compromissos pela Saúde, com autoridades e políticos da região, como o senador Luis Carlos Heinze. O encontro foi apresentado ao vivo pelas rádios Bandeirantes, com o Repórter Bandeirantes – apresentação de Milton Cardoso, e pela   Rádio Tchê Alegrete, com Carlos Conrad.
   
Médicos de Uruguaiana

Os médicos de Uruguaiana também receberam o Direto ao Ponto, às 12h de sábado, 30, no restaurante La Carmencita. Na oportunidade, conheceram os benefícios oferecidos pela entidade aos médicos associados, as ações desenvolvidas pela gestão 2022/2024 do Sindicato Médico e a atuação da entidade em defesa da categoria.
 
Além apresentar a estrutura diretiva que o acompanhou nessa ação, Marcos Rovinski, destacou a presença do vereador e médico José Carlos Barbosa Zaccaro, que também participou dos programas de Rádios que acompanharam o encontro em Alegrete. Foram tratados temas como carreira específica para médico, rediscussão do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecimento da proteção ao médico nas relações de trabalho com entes públicos e privados.

Avaliação de escolas médicas

Na reunião também foi abordada a necessidade de avaliação criteriosa das escolas médicas, modernização da legislação referente à assistência psiquiátrica no Estado, combate à desassistência na área materno-infantil no território gaúcho e a revisão da Lei do Ato Médico. Em Uruguaiana, os médicos debateram com a advogada do Simers, Luciana Lazzari, sobre contratos de médicos PJ. Zaccaro elogiou a iniciativa, observando que "nunca o Simers esteve tão próximo ao Interior do Estado". 

O evento Direto ao Ponto já está programado para ocorrer nas cidades de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Pelotas e outros. Os médicos são convidados de forma antecipada, para manifestação de interesse sobre temas a serem tratados e confirmações de presenças.

SEGUROS