Simers participa do Encontro de Literatura da Academia de Medicina
Medicina

Simers participa do Encontro de Literatura da Academia de Medicina

Compartilhe

27/04/2021 08:12

O vice-presidente do Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), Marcos Rovinski, participou, na terça-feira (20), do Encontro de Literatura da ASRM (Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina) sobre o tema “As Guerras Malditas dos Homens e dos Vírus”. 

De acordo com o primeiro palestrante, o cineasta e escritor Tabajara Ruas, “todas as guerras são malditas e só uma vale a pena: aquela que se trava contra a fome, a doença e a ignorância”. Para ele, os verdadeiros heróis de hoje, na árdua cruzada contra o coronavírus, são os cientistas, os médicos e os voluntários que atuam no enfrentamento do inimigo invisível. 
 
Em um segundo momento, a imunologista Cristina Bonorino, colunista do jornal Zero Hora, estabeleceu uma relação entre os fatos abordados no livro "Nêmesis", de Philip Roth, aos que se vive atualmente na pandemia de Covid-19. Na obra, há uma forte relação entre o orgulhoso sonho norte-americano de participar do front de uma guerra e a batalha contra o vírus da poliomielite – epidemia devastadora que matou adultos e crianças nos anos 1940-1950, em Nova Jersey. “Mesmo com o susto e a angústia das pestes, pouco se aprendeu, especialmente para a maioria da população sem acesso à importância e ao valor das descobertas científicas. Infelizmente, essa mortandade em massa nos afetará para sempre", finalizou.

No sábado (24), a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina realizou eleição, quando Luiz Lavinsky foi eleito por aclamação em substituição a Carlos Henrique Menke na presidência da entidade para cumprir mandato de um ano.

Tags: Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política