Simers faz visitas técnicas em Centros de Atendimento Psicossocial da Capital
Vida

Simers faz visitas técnicas em Centros de Atendimento Psicossocial da Capital

Compartilhe

24/08/2021 10:32

O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Luiz Grossi, esteve em diversos Centros de Atendimento Psicossocial, nesta sexta-feira, 20, na zona norte e centro, em Porto Alegre. Ele conversou com psiquiatras que destacam boa estrutura de prédios e equipes para receber pacientes do SUS, tanto em emergências como em consultas eletivas.

No CAPs AD III, situado na avenida Pernambuco, as instalações são excelentes, em prédio novo, equipe multidisciplinar de 30 profissionais preparada para receber, em média, 420 pacientes ao mês. É oferecido espaço para alimentação que evidencia a proposta de recuperação integral. No CAPS AD IV, na região central, a acolhida ocorre também às pessoas em situação de vulnerabilidade social da região e atua no sistema de 24h, com portas abertas. 

O diretor do Simers, Luiz Grossi, observou que no Pronto Atendimento e Unidade de Internação em Saúde Mental IAPI há adequação para receber, em média, 650 pacientes ao mês. “As instalações e as equipes de trabalho oferecem suporte de qualidade para receber pessoas com transtornos psiquiátricos”, observou Grossi. 

No Cais Mental Centro, na avenida José Bonifácio, em frente ao parque Farroupilha, o atendimento é extensivo aos moradores de rua. A psiquiatra Paula Sukop, relata que há necessidade de repor profissionais que se aposentaram. “A equipe é mínima. Tínhamos 500 horas de profissionais de nível superior na semana e hoje estamos com 180 horas”, exemplificou. Segundo ela, é importante oferecer capacidade de manejo de crises desses pacientes como um substitutivo às internações, ponderou.
 

Tags: Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política