Simers defende que exames pré-câncer sejam refeitos em Pelotas
A Luta

Simers defende que exames pré-câncer sejam refeitos em Pelotas

Compartilhe

10/08/2018 17:25

A denúncia de que os exames citopatológicos de colo de útero estavam sendo analisados por amostragem na rede pública de Pelotas foi pauta de plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES) nesta quinta-feira (09). Entre os encaminhamentos, a recomendação de que todos os exames - algo em torno de 17 mil - sejam refeitos e que a investigação criminal analise todas as lâminas e não apenas um recorte específico. Em sua fala, a diretora do Simers Gisele Lobato cobrou que, independente da investigação em curso, é preciso dar uma resposta às mulheres que tiveram falso negativo. "O que vai ser feito por elas? É isso que queremos saber. Se for preciso, montamos um mutirão para oferecer ", ressaltou. O Conselho recomendou a criação de uma campanha para garantir que todas as mulheres refaçam o teste. A dirigente do Simers concordou com a proposta. Outra proposta é que ocorra uma investigação criminal, com análise de todas as lâminas e não só uma amostragem, conforme sugerido pela Secretaria Municipal de Saúde

Denúncias no Legislativo

No início de agosto, o Simers esteve na Câmara Municipal de Pelotas para discutir as denúncias. A diretora Gisele Lobato criticou o fato de que essa irregularidade tenha atingido um grande número de mulheres. “Esse exame é muito importante, pois permite que se faça um diagnóstico precoce. Estamos tristes e penalizados com a população de Pelotas e não concordamos que os exames sejam feitos por amostragem. Se for preciso coletar de novo os 17 mil exames, nós, os médicos, vamos estar presentes”, afirmou.
Tags: Pré-câncer Pelotas Saúde da mulher Exames

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política