Representante do Simers participa de reunião do GT da Tabela SUS em Brasília
A Luta

Representante do Simers participa de reunião do GT da Tabela SUS em Brasília

Compartilhe

21/06/2019 00:00

O médico Ricardo Pedrini Cruz, que integra a direção do Simers, foi o representante do sindicato e dos médicos gaúchos na reunião do Grupo de Trabalho que discute a tabela do Sistema Único de Saúde, em Brasília. O encontro do GT Tabela SUS, coordenado pelo deputado federal Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) ocorreu no dia 11 de junho. O grupo deve receber, nos próximos 30 dias, sugestões de entidades médicas para revisão da tabela de procedimentos do SUS. 

No encontro, os participantes reforçaram que os valores da tabela SUS estão inadequados para a prática médica. A avaliação precisa ser reajustada e reclassificada, simplificando procedimentos e incorporando tecnologias. “A tabela SUS não é mais parâmetro para nada”, disse Teixeira Jr.

Pedrini enfatizou que os valores recebidos pelos prestadores muitas vezes não usam a tabela do SUS como referência, o que fica evidenciado nas contratualizações que prefeituras e governos estaduais efetuam diretamente com os prestadores. “Existem procedimentos de alta complexidade que obtém do governo uma quantia adequada e atraente, como existem procedimentos de baixa e média complexidade que não pagam seus custos", afirmou o representante do sindicato. 

Reunião ocorreu em Brasília e contou com representante do Simers. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Reunião ocorreu em Brasília no dia 11 de junho. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O Simers assumiu um papel fundamental em auxiliar essa comissão em poder diferenciar as complexidades dos procedimentos realizados e seus repasses. O Simers enviará ao presidente do GT um documento elaborado com um diagnóstico e proposições sobre a situação dos hospitais gaúchos.

Tags: SUS Tabela SUS Grupo de trabalho Brasília

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política