Presidente do Simers participa da Tribuna Popular da Câmara Municipal da Capital que abordou a saúde auditiva
Defesa

Presidente do Simers participa da Tribuna Popular da Câmara Municipal da Capital que abordou a saúde auditiva

Compartilhe

15/03/2022 08:56


A convite da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOTCCF), o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, participou da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA), que nesta segunda-feira, 14, foi ocupada pelo presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Assogot CCT), Carlos Alberto Brinckmann. A proposição foi da vereadora Comandante Nádia. Brinckmann chamou a atenção para dados que denunciam a relevância da causa, informando, por exemplo, que 5% da população mundial sofre de alguma deficiência auditiva e que após os 75 anos de idade, pelo menos metade dos idosos possuem alguma perda auditiva e relembrou o evento realizado em novembro do ano passado, mês de combate à surdez, em parceria com a Câmara, que manifestou em carta aberta a importância de promover a conscientização à saúde auditiva, a fim de alcançar a prevenção, detecção e tratamento da surdez.

O evento serviu, também, para difundir o movimento “Vamos Ouvir”, idealizada pela ASSOGOT, que iniciou em novembro de 2021 e tem como objetivo trazer ao debate a saúde auditiva da população. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 5% dos brasileiros sofrem com a perda da audição. São mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, ou seja, não escutam absolutamente nada.

Rovinski agradeceu ao presidente a ASSOGOTCCF, Carlos Brinckmann, a oportunidade de integrar a iniciativa. “A Associação está de parabéns por essa ação e que é de extrema relevância, pois nós sabemos da importância dessa ação no sentido de integrar o deficiente auditivo ao ambiente social e familiar”, afirmou.

Também estiveram presente na audiência pública o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta; o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Carlos Sparta; a conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM) no RS, Tatiana Della Giustina; e o presidente da Academia Rul-Riograndense de Medicina, Luiz Lavinsky.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política