Divulgado o Relatório do Enem 2023
Defesa

Divulgado o Relatório do Enem 2023

Compartilhe

28/03/2024 16:31



As principais entidades médicas do país elaboraram o Relatório do Enem 2023, que está sendo divulgado nesta quinta-feira, 28, nascido a partir do XIV Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), o maior e mais relevante evento do movimento médico brasileiro no que se refere à análise e discussão de políticas públicas voltadas às áreas de saúde e medicina. Durante dois dias 29 e 30 de junho de 2023, 340 delegados nomeados pela Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Médica Brasileira (FMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) se reuniram, em Brasília, DF, para debater assuntos cruciais para o futuro da medicina e da assistência à saúde no País.

 

O encontro, que teve como lema “Entidades médicas unidas em defesa da saúde brasileira”, ocorreu em um momento histórico, no qual a medicina e o atendimento em saúde enfrentam desafios sem precedentes. Neste contexto, a importância da atuação do médico, a qual deve ser reconhecida e defendida por meio da união e cooperação entre suas entidades representativas, se tornou ainda mais evidente.

 

Simers
 

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou do Enem com uma comitiva liderada pelo presidente Marcos Rovinski, acompanhado do diretor-geral da entidade, Fernando Uberti; do diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi; e do diretor de Políticas Estratégicas, Vinícius de Souza. Eles integram um grupo formado por mais de 65 representantes sindicais médicos vinculados à Federação Médica Brasileira (FMB), entidade sindical nacional a qual o Simers é filiado, fazendo parte da Diretoria da atual gestão por meio do Diretor-geral, Fernando Uberti, que comanda as demandas e estratégias jurídicas da entidade.


Formas de contratação que valorizem o médico, complementadas por boas condições de trabalho e de assistência, fortalecendo a relação médico-paciente, foi a tônica das propostas defendidas pela delegação gaúcha. O presidente da entidade médica gaúcha, Marcos Rovinski, foi um dos palestrantes, dentro da programação do evento.

 

Em sua apresentação, Rovinski alertou para os riscos trazidos pela pejotização no mercado de trabalho médico, o cenário e perspectivas quanto ao tema, enfatizando as ações empreendidas pelo Simers, no Rio Grande do Sul e, em especial,  o PL 2621/2022, formatado pelo Departamento Jurídico do Simers e protocolado no Congresso Nacional, em 2022, o qual objetiva dar mais proteção e segurança jurídica aos médicos em contratos por pessoa jurídica.

 

Segurança Jurídica
 

“O Simers defende o vínculo de trabalho qualificado, no intuito de dar segurança jurídica, trabalhista e financeira aos profissionais, para que possam realizar o seu trabalho com tranquilidade e com a atenção que os pacientes necessitam. Dessa forma, defendendo o vínculo estável do médico e a saúde da população”, destacou o diretor-geral Fernando Uberti.

 

Ao buscar avanços, como melhorias nas condições de trabalho, valorização profissional e qualidade na assistência à saúde, o XIV Enem marcou a retomada do intercâmbio institucional por meio do conhecimento e da experiência das maiores lideranças da classe médica, com vistas à elaboração de propostas e estratégias em benefício dos médicos e da população em geral.

 

Neste relatório, são destacados os principais temas discutidos durante o encontro, que não apenas resgatam e fortalecem as bandeiras históricas do movimento médico brasileiro, mas também apontam para demandas emergentes do cenário pós-pandemia de covid-19. As propostas aprovadas nesse grande evento, portanto, refletem o compromisso das entidades médicas com o fortalecimento da medicina no Brasil, a promoção da saúde e a garantia de qualidade no atendimento médico.

 

Convidamos à leitura atenta desse relatório (leia aqui), que proporciona uma visão abrangente das discussões e ações da classe médica com o interesse maior de contribuir com a efetivação de políticas públicas e sociais no campo da saúde a fim de tornar o Brasil uma nação mais saudável, desenvolvida e justa.

Tags: Medicina Médicos FMB enem

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política