Com mobilização de mais de mil estudantes, Trote Solidário já arrecadou 3 toneladas de alimentos
A Vida

Com mobilização de mais de mil estudantes, Trote Solidário já arrecadou 3 toneladas de alimentos

Compartilhe

19/04/2021 09:55

A pandemia mudou o formato do Trote Solidário, mas não diminuiu a solidariedade dos gaúchos. A tradicional ação do NAS (Núcleo Acadêmico Simers) para marcar a volta às aulas já mobilizou 1.086 estudantes das 20 faculdades de medicina do Estado, que ajudaram a arrecadar 3.077 quilos de alimentos. Nos hemocentros, 1.349 formulários foram preenchidos para doações de sangue. Os dados parciais são do período de 29 de março a 16 de abril. A campanha segue até 31 de maio.

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Desde 2008, a ação é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Rede de Bancos de Alimentos do Estado. "Como toda a sociedade, tivemos que nos reinventar. E é incrível como os resultados parciais do Trote Solidário confirmam que a solidariedade é extremamente contagiosa", comenta o diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius de Souza.

Em 2021, devido à pandemia do coronavírus, a doação de alimentos é feita de forma virtual. Cada uma das universidades tem um link personalizado para direcionar as pessoas para o site da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. O processo é similar a uma compra via internet. No caso da doação de sangue, em vez de grupos irem junto aos hemocentros, a recomendação é que o ato seja feito de forma solitária, com agendamento prévio, uso de máscaras e álcool em gel. 

"O objetivo do Trote Solidário é mobilizar os futuros médicos em uma ação de solidariedade e empatia, incentivando a população a participar, ajudando o próximo. A doação de sangue e de alimentos é fundamental neste momento de restrições devido à pandemia, que provocam a diminuição dos estoques devido ao distanciamento social", observa a presidente do NAS, Scarlet Orihuela.

Durante todas as edições do Trote foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil pessoas receberam doações de sangue. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. 

Saiba como ajudar e tenha acesso a mais informações em bit.ly/Trote2021

Tags: Trote Solidário ações Simers Simers Ação voluntária voluntariado Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política