Alegrete: Diretores do Simers se reúnem com Prefeito e Secretária de Saúde para discutir formas de contratação de médicos
Defesa

Alegrete: Diretores do Simers se reúnem com Prefeito e Secretária de Saúde para discutir formas de contratação de médicos

Compartilhe

01/12/2021 13:49

 

Após deliberação dos médicos de Alegrete por meio de assembleia, o diretor da Fronteira Oeste do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Danilo Soares, juntamente com o diretor e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Fernando Uberti, e a delegada da entidade médica no município, Luciana Mesko, se reuniram com o Prefeito, Márcio Fonseca do Amaral, e a secretária de saúde, Haraceli Fontoura, na manhã desta segunda-feira, 29. 

O objetivo do encontro era debater sobre as formas de contratação dos médicos do município, no sentido da qualificação dos vínculos de trabalho, priorizando-se a contratação via CLT, diretamente pela Prefeitura, até que exista possibilidade de modificações na carreira dos médicos municipários, contratados por concurso público.

Houve posicionamento contrário da categoria à adoção de contratos de trabalho por RPA ou terceirização da contratação para empresas privadas, tendo em vista a não existência de direitos trabalhistas básicos, como décimo terceiro salário, férias e garantia de remuneração quando afastado por motivo de saúde. 

Na oportunidade, vários médicos que estavam presentes apresentaram suas colocações ao prefeito e à Secretária da Saúde, e foi entregue um ofício contendo as demandas da categoria médica de Alegrere quanto a esse aspecto, ressaltando-se a importância do tema como central para a atração e fixação de médicos no município, o que representa mais assistência estabilidade no atendimento em saúde à população local e regional.

Foi sugerido pela entidade médica a criação de um grupo de trabalho composto por Simers, médicos e Prefeitura,   para construir uma solução que concilie dignidade aos médicos e assistência mais qualificada à população.

Para o diretor da região da Fronteira Oeste, Danilo Soares: “O Simers está à disposição para uma ação conjunta entre a assessoria jurídica da entidade médica e a prefeitura de Alegrete na construção de um melhor edital de concurso público e também no contrato empregatício temporário que valorize e atraia mais profissionais”.

Tags: Médicos Medicina Prefeitura de Alegrete

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política