Trote Solidário mobilizou estudantes de medicina no sábado e contou com a presença da diretoria do Simers
Medicina

Trote Solidário mobilizou estudantes de medicina no sábado e contou com a presença da diretoria do Simers

Compartilhe

12/05/2025 10:58

Neste sábado (10), estudantes de medicina deram início à primeira etapa presencial do Trote Solidário Simers 2025/1, promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), com ações simultâneas em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Maria. A iniciativa mobilizou centenas de calouros e veteranos em uma grande corrente solidária voltada à arrecadação de alimentos.

A ação contou com a presença do presidente do Simers, Marcelo Matias, bem como da diretoria da entidade e demais lideranças, que acompanharam os estudantes em pontos estratégicos dos supermercados parceiros na Capital e nas demais cidades. Também estiveram presentes o vice-presidente do Simers, Felipe Vasconcelos, a coordenadora dos Núcleos de Políticas Estratégicas, Márcia Barbosa, o coordenador do NAS, Éder Berg, e a coordenadora do Núcleo Metropolitano, Alessandra Felicetti, reforçando o compromisso da entidade com a valorização da responsabilidade social entre os futuros médicos.


Para o presidente do Simers, a iniciativa representa uma mudança significativa na forma como os estudantes são acolhidos nas faculdades. “O Trote Solidário Simers transformou um ritual que antes era marcado por práticas agressivas e pouco construtivas em uma ação positiva e engajada. Agora, os estudantes de medicina iniciam sua trajetória acadêmica contribuindo com a sociedade — seja por meio de doações de alimentos, de sangue ou de outras formas de solidariedade. Para nós, isso é extremamente relevante, pois marca também o início da formação ética e cidadã desses futuros profissionais”, destaca Marcelo Matias.

O vice-presidente do Simers, Felipe Vasconcelos, também ressaltou a importância da campanha como forma de engajamento social dos futuros médicos desde o início da graduação. “Os calouros das faculdades de Medicina hoje fazem arrecadação de donativos para entidades carentes em vez de trotes, que muitas vezes tinham violência, ou brincadeiras constrangedoras para os alunos, como era no passado. Isso é uma forma de já iniciar a faculdade de medicina ajudando o próximo. É algo muito relevante como parte de uma sociedade que precisa de solidariedade”, comentou.

A campanha, iniciada oficialmente em 16 de abril, segue até o dia 28 de maio com arrecadações virtuais por meio do site www.trotesolidario.com.br, onde é possível contribuir com doações de alimentos. Além das ações deste sábado, outras cidades do Estado receberão atividades presenciais nos dias 17 e 24 de maio.

Mais de 20 faculdades de Medicina estão envolvidas na edição 2025/1 do Trote Solidário, consolidando a iniciativa como uma das maiores mobilizações estudantis de solidariedade do Rio Grande do Sul.

Tags: Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Trote Solidário Hub de Solidariedade estudantes medicina Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul Doação de alimentos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política