SUS 33 anos: Para o Simers há necessidade de profunda reformulação e adequação aos novos tempos
Defesa

SUS 33 anos: Para o Simers há necessidade de profunda reformulação e adequação aos novos tempos

Compartilhe

18/09/2023 15:55

O Sistema Único de Saúde (SUS), maior organismo de saúde coletiva e gratuita do planeta, com mais de 200 milhões de usuários, chega neste 19 de setembro aos 33 anos de existência, advinda na sequência da promulgação da Constituição Federal de 1988. Mais que princípios básicos de assistência à saúde, o SUS é o plano de saúde de maioria absoluta da população brasileira, mais de 70% da população faz uso desta importante política pública. 

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) vê com muita preocupação o descaso ao qual o SUS está inserido, independente das administrações federais que estão no comando do Ministério da Saúde. Hoje o SUS necessita uma profunda melhoria no âmbito da gestão em saúde, aumento dos repasses por parte do Governo Federal, qualificar e fomentar o desenvolvimento da Atenção Básica em Saúde, fundamental para garantir o acesso ao sistema em componentes estruturantes, como a saúde materna e infantil e o manejo das doenças crônicas. Tornar a Atenção Básica mais resolutiva é capaz de tratar cerca de 80% dos problemas de saúde da população. 

“A demanda por políticas públicas vem apresentando um incremento que exige reformulações profundas nas formas de organização e de gestão para se adaptarem aos novos desafios sociais. É preciso tratar a saúde e não a doença. A ênfase em medidas de promoção de saúde garante uma população mais saudável, com menos incidência de fatores de risco, e assim de todos os itens da carga de doenças”, salienta Marcos Rovinski, presidente do Simers e médico endocrinologista. 

O Sistema necessita, urgentemente, definir estratégias para amenizar os problemas causados pelo aumento de custos na saúde, superar a carência dos serviços públicos do setor e buscar aumento da qualidade e eficiência. Além desses fatores, existem outros desafios da Saúde Pública brasileira que devem ser solucionados, como:
* A necessidade de reforma da estrutura do financiamento do sistema, com vistas a assegurar universalidade, igualdade e sustentabilidade do modelo;
* A carência de mecanismos que propiciem a otimização dos recursos financeiros;
* A premissa de adequação do modelo de atenção para atender às rápidas mudanças demográficas e epidemiológicas do país;
* A necessidade de garantir a qualidade da segurança e da atenção ao paciente com provisão de acesso a cuidados amplos;
* A exigência da implantação de mecanismos eficazes de regulação;
* A crescente quantidade de processos judiciais causada pela distância entre o direito legal à saúde e o que de fato é cumprido;
* A necessidade de promover a renegociação dos papéis públicos e privados, buscando viabilizar estratégias para proporcionar o atendimento universal, perante a crescente demanda pelos serviços públicos de saúde.

“Para viabilizar a implantação de iniciativas nesse sentido, faz-se necessária uma nova mentalidade que reconheça que os desafios enfrentados pelo SUS não podem ser resolvidos a partir de uma única vertente”, ratificou Rovinski.

Tags: Médicos Medicina SUS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política