Simers se reúne com secretários municipais de saúde para apresentar solução para crise em Canoas
Defesa

Simers se reúne com secretários municipais de saúde para apresentar solução para crise em Canoas

O presidente Marcelo Matias pediu apoio para projeto de federalizar a gestão do Hospital Universitário

Compartilhe

22/10/2025 11:05

Foto: Divulgação/Ascom Simers

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, participou de reunião do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) para falar sobre uma possível solução para a crise no setor em Canoas. O encontro ocorreu no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, nesta terça-feira. O Sindicato vem protagonizando uma série de medidas em busca de uma melhor assistência à população e condições de trabalho para a categoria.

Matias explicou aos secretários que os gestores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) sinalizaram a possibilidade de assumir a gestão do Hospital Universitário (HU). “A situação do município é muito mais grave do que tem parecido externamente. Nas Unidades de Pronto Atendimento, o trabalho dos médicos é obrigatório, mas o pagamento se tornou opcional”, destacou o presidente. 

Reconhecendo o interesse primordial de garantir as condições de trabalho e a remuneração justa dos médicos, Matias também salientou que o esforço do Sindicato é pela saúde como um todo. Para isso, tem conversado com todos os entes públicos possíveis, nas mais diversas instâncias, defendendo a federalização do HU. 

LEIA MAIS

Audiência pública na Assembleia Legislativa debate crise no Hospital Universitário e UPAs de Canoas
Simers debate situação da saúde em Canoas com presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS
Médicos que atuam nas UPAs de Canoas decidem manter restrição nos atendimentos

Canoas é referência para a assistência de cerca de 150 municípios, englobando 1,5 milhão de habitantes – isso justifica que a luta para que o GHC assuma o Universitário seja defendida por todos os secretários municipais de saúde do RS. “O Sindicato tem uma função social muito importante, que vai além da defesa da categoria, que é defender a saúde da população. O aporte federal significa recursos novos para equacionar a situação. Com esse fôlego, a própria Prefeitura de Canoas conseguirá organizar o fluxo de caixa para sanar dívidas antigas e evitar um colapso no atendimento”, destacou.

Reunião de secretários

O encontro do Cosems/RS faz parte da programação do Health Meeting Brasil / Sindihospa 2025, que ocorre entre os dias 21 e 23 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS. O presidente do Simers prestigiou a abertura oficial do evento que reúne inovação e tecnologia no setor da saúde.

 “A medicina tem como um de seus pilares estar sempre seguindo o que há de mais novo. O médico nunca para de estudar, está sempre aprendendo. Justamente, por isso eventos como este, que trazem conhecimento e o que há de mais avançado em termos de tecnologia, são fundamentais”, concluiu Matias.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

 

Tags: Hospital Universitário HU Canoas Simers Crise na saúde Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política