Simers se reúne com a FEEVALE para esclarecer questões sobre o curso de Biomedicina
Medicina

Simers se reúne com a FEEVALE para esclarecer questões sobre o curso de Biomedicina

Encontro abordou a formação acadêmica, os estágios e os limites legais de atuação dos profissionais da saúde, com foco na segurança dos pacientes

Compartilhe

28/10/2026 11:50

O Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reuniu-se virtualmente, na manhã desta terça-feira (27), com a direção da Universidade FEEVALE para apresentar o trabalho realizado pelo Núcleo e tratar questões relacionadas ao curso de Biomedicina e conhecer a estrutura da formação oferecida pela instituição.

A iniciativa foi motivada, especialmente, por publicações na imprensa sobre cursos e formações na área estética, incluindo os vinculados à Universidade.

Durante o encontro, a coordenadora do Núcleo, Mônica Berg, destacou a preocupação do Simers com a possibilidade de profissionais de determinadas áreas realizarem procedimentos que sejam exclusivos da Medicina, como intervenções invasivas, diagnóstico e prescrição, quando caracterizados como atos próprios do exercício médico.

“Nosso compromisso é com a segurança dos pacientes e o respeito aos limites legais de atuação de cada profissão. O diálogo com as instituições de ensino é fundamental para esclarecer as formações oferecidas e prevenir riscos à população”, afirmou Mônica.

Leia mais:

Estabelecimento recebe auto de infração após denúncia do Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina do Simers
Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina realiza encontro e une sociedades de especialidades em defesa do ato médico
Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina do Simers reforça atuação e orienta população sobre denúncias


A coordenadora também apresentou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo, que inclui o recebimento e registro das denúncias, análise jurídica dos fatos e das provas, elaboração de parecer jurídico, encaminhamento às autoridades competentes e monitoramento dos encaminhamentos realizados e dos retornos dos órgãos competentes .


O reitor da FEEVALE, José Paulo da Rosa, e a coordenadora dos cursos de Biomedicina, Estética e Cosmética e Farmácia, Simone Gasparin Verza, apresentaram informações sobre as graduações. Especificamente sobre Biomedicina, explicaram que o curso é presencial devido à necessidade de atividades práticas e que a maior parte dos estágios ocorre na própria Universidade. Os estágios externos são realizados por meio de parcerias e sob supervisão.

A reunião, de caráter institucional e preventivo, foi considerada positiva pelo Sindicato por ampliar o diálogo e esclarecer aspectos da formação e dos limites legais de atuação profissional.

Também participaram do encontro a pró-reitora Maria Cristina Bohnenberger, a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Caren Mello Guimarães, a chefe de Gabinete, Isabela Gomes Guzzon, e representantes das assessorias de Relações Governamentais e Jurídica do Simers.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Estudantes de Medicina Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina Médicos Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política