Simers participa de nova reunião em defesa de melhores condições para os médicos do IPE Saúde
Defesa

Simers participa de nova reunião em defesa de melhores condições para os médicos do IPE Saúde

Encontro com entidades de classe ocorreu na manhã desta sexta-feira, 16, na sede do Instituto, em Porto Alegre

Compartilhe

16/05/2025 15:10

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou, na manhã desta sexta-feira, 16, de uma nova reunião em defesa de melhores condições para os profissionais credenciados no IPE Saúde. O encontro realizado na sala José Paulo Leal, na sede do Instituto, foi conduzido pelo presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Oppermann. Pelo Simers, estiveram presentes o presidente Marcelo Matias e a diretora Ana Coronel. Na agenda, foram apresentadas reivindicações que já vinham sendo discutidas como a revisão de honorários médicos, valores de consultas, reajustes para anestesistas, além das dificuldades para o cadastramento de novos médicos junto ao IPE.

Outro ponto levantado no encontro foi o pedido para que os médicos já credenciados junto ao IPE possam prestar teleatendimento, medida que chegou a ser adotada durante a pandemia de coronavírus. O presidente do Simers reforçou a importância da prestação desse tipo de serviço exclusivamente por médicos vinculados ao Instituto. “Nós precisamos garantir que a telemedicina feita pelo IPE seja restrita aos médicos que são credenciados do Instituto e não a empresas que oferecem o serviço em telemedicina. Faz parte do ato médico, faz parte da relação dos médicos com o Instituto e faz parte da melhoria da própria condição de trabalho do médico vinculado ao IPE”, ressalta Marcelo Matias.

O presidente reitera a necessidade de revisão das tabelas de consulta. Ele diz que é preciso rever também a avaliação das tabelas das internações de procedimentos, incluindo os atendimentos em radiologia, patologia e anestesia. Com relação às dificuldades para adesão de novos profissionais ao IPE, o presidente Paulo Afonso Oppermann explicou que, por uma questão legal, os novos credenciamentos foram sustados, mas que já está em curso um processo de readequação. Sobre a prestação de teleatendimento pelos médicos credenciados ao Instituto, o presidente disse que deve levar o tema para ser discutido internamente. Uma nova reunião deve ser marcada para avançar nos tópicos apresentados no encontro desta sexta-feira, com data a definir.

Também participaram do encontro os médicos Gerson Junqueira Júnior, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs); Silzá Tramontina, conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers); e o deputado estadual Thiago Duarte.

Tags: IPERGS Governo do RS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política