Simers encerra participação no Congresso da Anamt com recorde de atendimentos e premiação a integrantes do Núcleo de Medicina do Trabalho
Médico

Simers encerra participação no Congresso da Anamt com recorde de atendimentos e premiação a integrantes do Núcleo de Medicina do Trabalho

Compartilhe

27/11/2023 13:00

No sábado,25, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do Núcleo de Medicina Legal e Medicina do Trabalho, concluiu sua participação no 20º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), que acontecia desde o último dia 22, no Centro de Eventos da PUCRS. 

O estande do Núcleo registrou um número recorde de atendimentos de médicos, totalizando mais de 500 profissionais que passaram pelas dependências do Simers no evento. “Acreditamos que o trabalho do Simers, por meio do Núcleo, se concretizou. Na concepção, era para ser um espaço de networking, e acabou se tornando algo maior. Fomos referência para a categoria e médicos de outros estados que participaram do evento. Não apenas trocamos ideias, mas também esclarecemos dúvidas, apresentamos a nossa atuação como Núcleo e, também, acolhemos demandas. Estamos orgulhosos e temos muito o que desenvolver em benefício da Especialidade”, disse Vinícius Mello, coordenador do Núcleo Simers de Medicina Legal e Medicina do Trabalho.

Além do espaço de acolhimento, o Simers integrou diversos paineis ao longo da programação, que versaram sobre mercado de trabalho, finanças, ética, sigilo profissional, teletrabalho e saúde mental. Participaram de palestras os diretores do Simers, Fernando Uberti (Geral); Lizia Mota e Vinícius Mello.

Estratégia Finodi

As integrantes do Núcleo Simers de Medicina Legal e Medicina do Trabalho Carolina Stefanello e Jésica Gusatti, foram premiadas com a apresentação do trabalho “Avaliação do Nexo Causal do Adoecimento por covid-19 em profissionais de saúde de um hospital universitário: A Estratégia Finodi”. De acordo com as pesquisadoras, foi criada uma ferramenta através do Google Forms, com um formato de Ficha de Investigação de Nexo Ocupacional em Doenças Infectocontagiosas, que é a Finodi. Isto porque o nexo ocupacional já é uma tarefa complexa para médicos do trabalho, fazer nexo em doenças infectocontagiosas, tal como a covid-19, em trabalhadores da saúde é algo muito desafiador. Dessa forma, a ferramenta serviu para sistematizar e homogeneizar a investigação entre médicos do trabalho de um hospital terciário.

Além das integrantes do Núcleo, o trabalho tem a autoria da residente em Medicina do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre,Catiane Setubal Ximenes e do médico Fábio Dantas Filho.

Tags: medicina do trabalho

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política