Simers em Passo Fundo: Projeto Conecta Tchê é apresentado para o Secretário de Cidadania e Assistência Social
Defesa

Simers em Passo Fundo: Projeto Conecta Tchê é apresentado para o Secretário de Cidadania e Assistência Social

Compartilhe

15/04/2024 17:20

A diretora da Região Norte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Sabine Chedid, e a diretora do Hub de Solidariedade do Simers, Julia Bertoni Adames, acompanhadas do acadêmico de Medicina e coordenador Núcleo Acadêmico (NAS) da área de Responsabilidade Social, Álvaro Righi de Leonço, participaram na tarde de sexta-feira, 12, de uma agenda com o secretário de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo, Rafael Bortoluzzi. A pauta do encontro foi a apresentação do Projeto Conecta Tchê do Simers.

A diretora do Simers, Sabine Chedid, destacou com satisfação que Passo Fundo foi escolhida como a primeira cidade do Estado a receber o projeto, destacando a importância do mesmo na formação dos alunos e da parceria com o poder público, pontuando os locais e temas que a Secretaria identificar como relevantes para o desenvolvimento das ações. “Existe o desejo dos estudantes de Medicina quanto a uma maior oferta de ações de voluntariado nas suas regiões, permitindo o seu envolvimento junto as comunidades no interior do Estado. Nós defendemos e estimulamos a participação dos alunos em ações voltadas à Medicina preventiva  e acreditamos que esse projeto poderá contribuir de diferentes formas, não somente para fortalecer a formação dos estudantes em atenção básica, como também beneficiando as comunidades contempladas ao oferecer subsídios para o desenvolvimento da consciência individual e coletiva em saúde”, observa Sabine. 

Julia explica que a ação é inspirada no Projeto Rondon, buscando atingir as comunidades mais carentes e que os acadêmicos de Medicina possam vivenciar as problemáticas enfrentadas dentro de cada comunidade. “A ideia do projeto é que as equipes sejam formadas por estudantes de Medicina de Passo Fundo e da região metropolitana, coordenados por um médico tutor. Oficinas e intervenções de promoção à saúde serão desenvolvidas durante quatro dias em comunidades carentes, regiões rurais, quilombos, ocupações de Passo Fundo”, disse. 

O secretário Bortoluzzi recebeu com alegria o Projeto, dizendo que ele é um presente para Passo Fundo. Novas reuniões serão realizadas com a participação da Secretaria Municipal de Saúde para evolução e alinhamento do projeto.

Tags: Medicina Médicos Prefeitura de Passo Fundo Passo Fundo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política