Simers e Coordenação Estadual de Saúde Mental articulam mobilização de psiquiatras para o Vale do Taquari
Defesa

Simers e Coordenação Estadual de Saúde Mental articulam mobilização de psiquiatras para o Vale do Taquari

Compartilhe

19/09/2023 17:27

O diretor-geral e Coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, reuniu-se com a coordenadora Estadual de Saúde Mental do RS, Marilise Fraga, no fim da tarde de segunda-feira,18, na sede do Sindicato, em Porto Alegre. Na pauta do encontro, a articulação de ações em conjunto para manutenção e fortalecimento da assistência psiquiátrica nas regiões afetadas pelas enchentes do Rio Taquari. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) apontou, nos últimos dias, que uma das demandas mais latentes quanto à assistência em saúde nos locais atingidos é a saúde mental.

Foi alinhada atuação conjunta para mobilização emergencial de médicos psiquiatras, imediatamente. “A previsão é disponibilizar profissionais às cidades mais atingidas, tais como Roca Sales e Muçum, para garantir a assistência em saúde mental nesse contexto traumático”, sinalizou Uberti.

O Núcleo de Psiquiatria do Simers já iniciou o contato com Psiquiatras para atuarem em todos os turnos da semana nas cidades da região elencadas como áreas prioritárias pela SES-RS. Segundo Uberti, "O Simers tem atuado ativamente quanto às enchentes no Vale do Taquari, na forma de direcionamento de donativos, organização de cadastro de médicos de diferentes especialidades e agora essa ação específica em saúde mental, Pelo papel e natureza de nossa entidade, defendemos a assistência em saúde em qualquer contexto, e não podemos permitir um "apagão" no setor, nesses locais".

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política