O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) promoveu, nesta quinta, 24, um evento alusivo ao Dia do Pediatra. A data é comemorada em 27 de julho e serve para reconhecer a importância desse especialista, bem como para lembrar a sociedade dos desafios que ainda persistem no atendimento à população e nas condições de trabalho dos profissionais. A ocasião também foi de homenagem às instituições que se dedicam à formação de novos pediatras.
Em sua manifestação, o presidente do Simers, Marcelo Matias, fez o discurso de abertura do evento. Ele salientou que faz parte da luta para haver pediatra não só em todas as salas de parto, em alusão à atividade de obstetra que desempenha, mas também em toda a rede de atendimento. “Antes nós tínhamos sempre um pediatra. Depois, o médico com experiência em pediatria. E, agora, por vezes, vemos até plantões sem esse médico”, destacou.
Matias também comentou sobre a diminuição na oferta de leitos de pediatria – os que mais perderam espaço, com psiquiatria e obstetrícia, segundo o presidente. Ciente dos desafios, reforçou a presença do Sindicato na luta por melhores condições. “Olhem para este grupo do Núcleo de Pediatria. Estamos prontos para trabalhar por vocês”, concluiu.
A seguir, foi a vez da coordenadora do Núcleo de Pediatria, Valèrie Kreutz, saudar os colegas. “Estou muito feliz por ver esta sala cheia e orgulhosa por estar em um Sindicato combativo. Todos nós pensamos da mesma maneira: estamos aqui para defender o pediatra”, exaltou. Ela disse, ainda, que em algum momento, ao longo do tempo, a pediatria foi completamente esquecida na atenção básica. Por isso, o núcleo concentra suas atividades na retomada desse reconhecimento. “Vocês não estão sozinhos. Contem com a gente”, continuou a coordenadora.
Valèrie também apresentou seus colegas de núcleo, que destinaram breves palavras sobre a importância do trabalho feito pelo Sindicato e o quanto é fundamental que todos os profissionais estejam unidos em torno do mesmo ideal. Compõem o núcleo André Sérgio Malysz, Maria Dolores Bressan, Adriana Becker e Renata Jaccottet.
Valèrie ainda apresentou o movimento Alerta Pediatria, que deixa de ser visto como uma campanha devido ao entendimento de que se trata de “uma batalha constante”. “O Alerta Pediatria veio para ficar porque temos de chamar atenção para a gravidade do problema”, enfatizou.
A coordenadora mostrou as peças de divulgação e falou dos espaços ocupados e que ainda serão explorados. Os materiais do movimento já alcançaram a cifra de R$ 200 mil em mídia espontânea, sem qualquer custo para o Sindicato. “Isso é graças a vocês, que compartilham, comentam, estão participando deste movimento”, elogiou.
A próxima campanha alusiva ao movimento, em parceria com a Sociedade Gaúcha de Pediatria, terá a finalidade de atingir o público externo. Trará dados sobre a falta de pediatras no atendimento básico e suas consequências. Entre as peças, estão outdoor interativo e divulgação em linhas de ônibus de Porto Alegre. Dentro desta estratégia, foi lançado o Pediatrando, programa da entidade médica em parceria com a Sociedade Gaúcha de Pediatria e realizado no Canal do Simers, com a primeira edição já disponível no canal do Simers no Youtube.
LEIA MAIS:
O presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, José Paulo Vasconcellos Ferreira, prestigiou o evento acompanhado do diretor Benjamin Roitman. “Estamos em parceria com o Sindicato há bastante tempo. Ficamos muito interessados na campanha, que é mais incisiva. Nossa proposta é de unir as entidades para defender o pediatra, a formação dos profissionais e as crianças. Isso estava faltando”, comentou. Como símbolo de união na luta pela pediatria, Vasconcellos mostrou um guarda-chuva feito pela Sociedade de Pediatria e convidou o presidente do Simers para se juntar a ele sob o mesmo ideal. Ele elogiou a campanha e o trabalho que está sendo realizado pela entidade médica.
Ainda houve tempo para cuidar do futuro dos pediatras. A coordenadora de investimentos da Unicred, Juliana Daitx, fez uma apresentação destacando a importância dos planejamentos financeiro e tributário para garantir a tranquilidade quando chegar a hora de pendurar o estetoscópio. Ela mostrou algumas das soluções da cooperativa de crédito, que ultrapassou a marca de 35 mil cooperados e conta com rating A, com perspectiva estável, em nível de investimento.
Homenagem
A iniciativa do Núcleo de Pediatria do Simers contou com a presença de diversas lideranças da pediatria gaúcha. O sindicato quis destacar a importância da formação de novos especialistas e, por isso, reconheceu com um troféu as instituições formadoras – atualmente, no Rio Grande do Sul, 329 residentes se preparam para trabalhar com a pediatria.
Das 22 homenageadas pelo Simers, 14 estiveram representadas no evento e receberam o troféu:
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.