Créditos: Amália Ceola - ASCOM Simers
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou, nesta segunda-feira (16), de uma mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região para tratar da situação dos 75 médicos que correm o risco de serem desligados do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). A entidade foi representada pela diretora da Região Metropolitana, Alessandra Felicetti. A sessão foi conduzida pelo desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.
As notificações ocorreram em 4 de junho, quando aproximadamente 600 colaboradores do hospital, incluindo os médicos, foram comunicados sobre a possibilidade de extinção do contrato entre a Prefeitura e o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), havendo consequentemente a possibilidade de demissão dos profissionais.
Durante a mediação, o Simers destacou a urgência em assegurar os direitos dos médicos. Segundo a entidade, os profissionais foram avisados de maneira inadequada, durante seus plantões, sem qualquer formalização, sobre o risco de desligamento. Além disso, está sendo imposta a substituição do regime celetista pela pejotização, sem qualquer diálogo ou negociação prévia. Os médicos reivindicam a manutenção do vínculo celetista, com a correção das diferenças salariais pendentes.
O Simers também manifestou preocupação com a comunidade, alertando para o risco de desassistência diante do cenário atual em Canoas e nos cerca de 160 municípios que têm o HPSC como referência.
A reunião contou com a presença do Ministério Público do Trabalho, Sinttargs, Sindisaúde, Sergs, Sindifars, do procurador do município de Canoas, Jonathan Fernandes Urban, da superintendente do Hospital Nossa Senhora das Graças, Daniela de Oliveira, do diretor administrativo Marcelo Elísio Oliveira, do procurador do IAHCS, José Pedro Pedrassani, da assistente da direção geral da Secretaria Estadual da Saúde, Luciana Saldanha Caiaffo, do procurador do Estado, Marlon Brum, além das assessorias jurídica e de comunicação do Simers.
Uma nova mediação foi agendada para sexta-feira, dia 20, às 9h30, no TRT4. A expectativa é de que, nesse encontro, sejam alcançados resultados positivos para todos os trabalhadores e para a população.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.