Reunião entre Simers e médicos do HU de Canoas debate situação crítica da instituição e chegada de recursos de programa federal
Defesa

Reunião entre Simers e médicos do HU de Canoas debate situação crítica da instituição e chegada de recursos de programa federal

Os profissionais denunciaram mais um setor deixando de atender por falta de equipe devido aos atrasos nos pagamentos

Compartilhe

23/12/2025 17:14

Os médicos que ainda atuam no Hospital Universitário (HU) de Canoas se reuniram com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na noite de segunda-feira, 22, e retrataram a degradação da assistência na instituição. Com os atrasos recorrentes nos pagamentos, tornando inviável a permanência dos profissionais, há falhas nas escalas e mais setores deixando de funcionar. 

O presidente da Simers, Marcelo Matias, explicou que a situação tende a melhorar com a chegada de recursos do programa federal Agora Tem Especialistas. “Passamos a terça-feira tentando uma reunião com a direção do hospital para cobrar os valores em atraso, mas não fomos recebidos. Também informamos o Cremers sobre o agravamento da precariedade da assistência e o Conselho fez uma fiscalização”, afirmou. 

Conforme os médicos, a UTI Neonatal deve fechar nesta terça-feira, 23, por não haver interessados em integrar a escala. “O HU perdeu a credibilidade para atrair profissionais”, afirmou um dos participantes da reunião.

LEIA MAIS

Presidente do Simers entrega ao ministro da Saúde pedido de federalização do Hospital Universitário de Canoas
Simers leva proposta de federalização do HU de Canoas à secretária estadual de Saúde
“Os fatos trazidos pelo Simers são de extrema gravidade”, diz parecer do MPT sobre demissão coletiva ilegal feita no Hospital Universitário pela ASM

O presidente enumerou ainda as etapas da batalha que o Simers vem travando para garantir que os médicos recebam e tenham condições adequadas para prestar assistência. Falou das inúmeras reuniões e ofícios enviados à Prefeitura, Ministério Público, Cremers, direção do HU, e outros órgãos e instâncias. E, ressaltou o empenho para que o hospital seja federalizado, chegando à bancada gaúcha na Câmara e Senado. 

“Falamos direto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesse sábado, 20, em Porto Alegre. Eu insisti que a federalização é a única solução. Ele disse saber da situação, que conhece o HU, e se comprometeu a tratar disso no Ministério. Nós vamos entrar em contato com as entidades que apoiam a ideia para, juntos, irmos a Brasília”, finalizou.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

 

Tags: Hospital Universitário HU Canoas Condições precárias Simers Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política