Presidente do Simers prestigia comemoração de 35 anos da Unicred Porto Alegre
Defesa

Presidente do Simers prestigia comemoração de 35 anos da Unicred Porto Alegre

Evento foi de reconhecimento a pioneiros e contou com lançamento do livro que conta a história da instituição.

Compartilhe

04/08/2025 09:29

Foto: Ascom Simers/Divulgação

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, participou na noite desta quinta-feira, 31, do evento em comemoração aos 35 anos da Unicred Porto Alegre. Com programação variada – que incluiu um talk show apresentado pelos jornalistas Luciano Potter e Marcella Lorenzon e show da banda Marmota Jazz –, a cerimônia reuniu lideranças da cooperativa e do setor da saúde.


“A Unicred é uma cooperativa de crédito que surgiu para cumprir uma lacuna de os médicos terem onde fazer seus investimentos com segurança, tranquilidade e, eventualmente, na necessidade de obter empréstimos com melhor taxa de juros e com a certeza de que seriam bem tratados”, lembrou Matias.


O presidente do Simers entende que a Unicred uniu a categoria em torno do seu nome e hoje completa 35 anos com números que confirmam seu potencial: são 35 mil cooperados e a gestão de mais de R$ 3 bilhões em ativos. “Esse contexto faz com que ela seja um case de sucesso, de benefício aos médicos e com uma história longa de parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul”, completou.


Em seu discurso, o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, destacou a excelência da gestão da cooperativa. Graças a isso, segundo ele, foi possível crescer em cada um dos 35 anos de história – a despeito de crises nacionais e internacionais impostas pelos mais diversos fatores. “Esse crescimento é, sem dúvida, o melhor presente que poderíamos receber. Na última década, quintuplicamos o tamanho da cooperativa, mantendo o foco em sustentabilidade”, afirmou.

LEIA MAIS:

- Simers participa da reinauguração da agência Unicred no Centro Clínico da PUCRS;

- Após diversos casos de agressões a profissionais da saúde e intensa atuação do Simers, Santa Cruz implanta botão de pânico;

- Negociação entre Simers e Prefeitura avança e São Lourenço do Sul está pagando o mês de outubro de 2024 aos médicos e reabrindo a maternidade.


Depois do discurso, ele participou de um bate-papo que levou os convidados a uma viagem no tempo, graças à participação de Edgar Schulze, que sugeriu a criação de uma cooperativa, em meados dos anos 1980. Essa sugestão foi bem recebida pelo médico Osvaldo Carlos dos Santos, que levou a ideia adiante – e recebeu o primeiro exemplar do livro, além do aplauso e das homenagens dos presentes.
Para falar do presente, o convidado foi o diretor executivo João Batista Loredo de Souza. Ele contou sobre as movimentações mais recentes, em especial a união com a Unicred Rio de Janeiro – que incrementou o quadro de cooperados e trouxe um mercado três vezes maior do que o gaúcho para ser explorado.


E, para falar de futuro, participou da conversa a primeira cooperada que utilizou o crédito estudantil da Unicred Porto Alegre, Marina Becker Klein. Hoje, a cooperativa já tem contratos firmados com futuros médicos em mais de 40 instituições de ensino do Brasil.
“Nós queremos que o sistema cooperativo cresça e damos parabéns a toda a sua diretoria, especialmente ao Dr. Boeira pelo brilhante trabalho executado ao longo de uma década”, concluiu o presidente do Simers, Marcelo Matias.

 

Tags: Médicos Medicina SIMERS 94 ANOS Unicred

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política