O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, foi um dos destaques da 2ª Jornada Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Católica de Pelotas (Ucpel). Ele abriu o evento, abordando o tema Parto Seguro e trouxe reflexões sobre o uso inadequado do termo “violência obstétrica”, propondo uma abordagem técnica e um resgate histórico sobre o assunto.
“É fundamental que o debate sobre o parto respeite tanto os direitos das mulheres quanto o trabalho dos médicos. O foco deve estar na segurança e no atendimento de qualidade”, afirmou o presidente, diante de um auditório lotado, público formado por estudantes, professores e médicos.
LEIA MAIS:
Núcleo de Obstetrícia do Simers debate fechamento de serviços e condições da assistência médica
Núcleo de Obstetrícia do Simers se posiciona contra adiamento da idade para mamografia
O presidente apresentou conquistas do Simers com a Lei do Parto Seguro, aprovada em Pelotas, e já em discussão em outras cidades do Rio Grande do Sul. A fala do presidente do Simers levantou discussões relevantes sobre os limites entre condutas médicas e interpretações subjetivas, reforçando a necessidade de protocolos claros e capacitação contínua das equipes envolvidas na assistência ao parto.
A Jornada, promovida pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Católica de Pelotas, sob coordenação da Profª Drª Clarissa Lisbôa Arla da Rocha, teve como tema central Saúde Feminina: O Futuro em Foco. O evento reuniu especialistas de diversas áreas para debater os principais desafios e avanços na saúde da mulher, com ênfase em prevenção, diagnóstico e tratamento.
A participação do Simers reafirma o compromisso do Sindicato com a valorização da Medicina ética e com o cuidado integral à mulher.
Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.