O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) manifesta publicamente preocupação com as declarações do vereador Eduardo Diou, proferidas em tribuna da Câmara dos Vereadores de Capão da Canoa e replicadas em suas redes sociais em 22/09/2025, que mencionam este Sindicato Médico. O vereador, novamente, personaliza críticas a médicos atuantes na UPA, generaliza condutas e sugere narrativas que colocam a população contra os profissionais.
É necessário esclarecer que o Simers não “pediu cassação” de mandato como tem sido afirmado. Nos termos do Ofício nº 583/2025, solicitamos à Câmara Municipal a instauração de procedimento disciplinar para apurar, com base no Regimento e na Lei Orgânica, possíveis violações ao decoro parlamentar.
Esse tipo de narrativa alimenta hostilidade contra as equipes e compromete a confiança dos usuários. Também são graves as alusões à suposta “armação para derrubar o mandato”, a afirmação de que haveria “denúncia falsa”.
Além do pedido de procedimento disciplinar na Câmara, apresentamos notícia de fato ao Ministério Público (Ofício nº 587/2025) e ajuizamos ação coletiva por dano moral, com pedidos voltados à proteção da dignidade profissional e à remoção de conteúdos que incitem hostilidade.
O que pedimos e sustentamos, é apuração responsável, diálogo sério e compromisso com a veracidade dos fatos.
Simers. Coragem para defender, gestão para avançar.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.