Equidade salarial aos médicos da Estratégia Saúde da Família é cobrada pelo Simers em reunião com secretário de Saúde de Osório
Defesa

Equidade salarial aos médicos da Estratégia Saúde da Família é cobrada pelo Simers em reunião com secretário de Saúde de Osório

Diretor do Simers, Ricardo Pedrini Cruz, se reuniu com o secretário de Saúde, Gonzalo Rafael Pintos, na manhã desta quinta-feira, 24. Na pauta, demandas dos médicos da Estratégia Saúde da Família.

Compartilhe

24/07/2025 15:17

Foto: Ascom Prefeitura de Osório/Divulgação

 

O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Ricardo Pedrini Cruz, se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 24, com o secretário de Saúde de Osório, Gonzalo Rafael Pintos, e o diretor-técnico da pasta, André Bendl. Na pauta, a equidade salarial aos médicos que atuam em Estratégia Saúde da Família (ESF) no município. Durante a agenda, foi questionada à disparidade salarial entre alguns dos médicos que atuam em ESFs da cidade. O diretor-técnico André Bendl explicou que a Administração Municipal tem ciência do problema e que vem trabalhando para tentar reverter esse quadro.

Bendl disse que há quatro anos foi realizado um concurso resultando apenas na criação de cargos para médicos de família, e não para clínicos, o que levou à criação de diferentes categorias salariais: médicos clínicos de 20 horas, clínicos de 40 horas e médicos de família, com valores distintos. Segundo ele, assim que a nova gestão assumiu, em janeiro deste ano, esse tema foi trazido à tona como prioridade.
Conforme a SMS, a principal barreira à equiparação salarial é a grave restrição orçamentária enfrentada pela prefeitura. O secretário Gonzalo Rafael Pintos reconheceu a necessidade de isonomia, mas afirmou que o momento atual inviabiliza financeiramente a equiparação das funções e salários entre clínicos e médicos de família. 

PL em elaboração

Médico de carreira, o secretário reforçou que defende a equiparação salarial e afirmou que a pasta está elaborando um Projeto de Lei (PL) para reparar a desigualdade salarial. Ele se comprometeu em compartilhar a minuta do PL com o Simers, para que o Sindicato possa analisar o texto em conjunto com o Executivo.

LEIA MAIS:

Simers em Osório: entidade negocia equiparação entre médicos concursados;

- Esteio: Simers acompanha troca de empresa que administra escalas do Hospital São Camilo; 

- Médicos rechaçam parcialmente as propostas do Sindihospa em AGE promovida pelo Simers.

“Fico contente que já estejam com esse projeto encaminhado. É sempre bom ver médicos tomando os rumos da saúde nos municípios. A valorização do trabalho médico, traz valorização e melhoria da saúde do município”, salientou o diretor do Simers Ricardo Pedrini Cruz.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Médicos Medicina SIMERS 94 ANOS Osório

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política