Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers
O presidente do Simers, Marcelo Matias, reuniu-se nesta quinta-feira, 25 de setembro, com o presidente da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, na sede da operadora de planos de saúde para tratar de uma pauta relevante tanto para médicos quanto para pacientes: a importância do compromisso com os horários agendados em consultas médicas.
Durante o encontro, os dirigentes discutiram os impactos da ausência não justificada dos pacientes nas consultas, ressaltando que, ao não comparecer sem aviso prévio, o paciente ocupa um horário que poderia ter sido utilizado para atender outra pessoa em espera. Além disso, o médico dedica tempo, estrutura e recursos para aquele atendimento, e a falta de comparecimento inviabiliza o adequado remanejamento da agenda, gerando prejuízos à organização do serviço.
O Simers já havia encaminhado um ofício ao Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) solicitando orientações sobre a viabilidade e os critérios éticos para eventual cobrança de um percentual do valor da consulta em casos de ausência injustificada, desde que exista acordo prévio entre as partes.
A proposta, que não tem caráter punitivo, visa valorizar o tempo do profissional, promover o uso consciente dos serviços médicos e ampliar o acesso ao atendimento, beneficiando mais pacientes.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.