Plano de ação entre Simers e Secretaria da Saúde vai buscar melhorias para hospitais psiquiátricos de Rio Grande e Pelotas
A Luta

Plano de ação entre Simers e Secretaria da Saúde vai buscar melhorias para hospitais psiquiátricos de Rio Grande e Pelotas

Compartilhe

10/12/2019 00:00

Diretor Fernando Uberti e presidente Marcelo Matias em reunião com a secretária de Saúde Arita Bergmann

Diretor Fernando Uberti e presidente Marcelo Matias em reunião com a secretária Arita Bergmann


Um plano de ação para buscar melhorias no atendimento e nas condições de atendimento do Hospital Psiquiátrico de Rio Grande e do Hospital Espírita de Pelotas será colocado em prática pela Secretaria Estadual de Saúde, com a participação direta do Simers. A situação das duas instituições foi tema de uma reunião, nesta segunda-feira (9), entre o presidente do Simers, Marcelo Matias, e o diretor de Interior, Fernando Uberti, com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e a Diretora de Ações em Saúde da pasta, Ana Costa. 

Uberti manifestou a preocupação da entidade médica com a possibilidade de fechamento das duas instituições que, juntas, reúnem cerca de 250 leitos psiquiátricos e são fundamentais para o atendimento a esse tipo de pacientes na Região Sul. Segundo ele, não é possível substituir o atendimento nessas instituições por aquele realizado nos CAPs. “Queremos melhorar a infraestrutura e as condições de financiamento e funcionamento dessas instituições, que recebem pacientes até de outras regiões do Estado. Precisamos de uma estrutura melhor, pois a rede de atendimento psicossocial existente hoje não teria condições de absorver essa demanda”.

O diretor do Simers reforçou ainda que, no caso de Rio Grande, o tema já foi debatido em diversas reuniões neste ano, com o antigo coordenador de Saúde Mental do Estado, Luiz Coronel, e com a atual direção da Santa Casa de Rio Grande. 

A secretária Arita Bergmann disse que o Estado quer promover ações que possam garantir avanços no atendimento e nas condições de infraestrutura das duas instituições. “Nossa intenção é buscar melhorias que possam manter os pacientes naqueles hospitais, a partir de melhorias gradativas”, afirmou. Arita acrescentou que a diretora de Ações na Saúde, Ana Costa, estará em Rio Grande nesta semana e deverá visitar o Hospital Psiquiátrico e avaliar que tipo de trabalho poderá ser feito.

Encontro ocorreu na sede da Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre
Encontro ocorreu na sede da Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre

Tags: Pelotas Rio Grande Leitos psiquiátricos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política