Governo Marchezan continua desabando
A Luta

Governo Marchezan continua desabando

Compartilhe

02/08/2018 16:03

As notórias dificuldades de relacionamento do prefeito Nelson Marchezan Jr. afetam muito mais do que os servidores municipais: está claro que prejudicam também sua articulação com a Câmara de Vereadores e até mesmo a sua capacidade de governar. Na noite desta quarta-feira (01/agosto), o coronel Kleber Senisse pediu demissão “em caráter irrevogável” de seu posto como secretário de Segurança do município. As trocas de executivos são naturais na gestão de qualquer prefeito. Na de Marchezan, porém, elas ocorrem com frequência surpreendente. Desde fevereiro de 2017, pelo menos 22 líderes em cargos estratégicos deixaram o governo municipal – o que equivale a mais de uma troca por mês (veja a relação completa abaixo). Ao que tudo indica, o esforço do prefeito para afugentar os funcionários do município e esvaziar os órgãos públicos começa a surtir efeito dentro de seu próprio gabinete.

As baixas do primeiro escalão de Marchezan Jr.

Fevereiro/2017 1. Luis Fernando Ferreira renuncia ao cargo de diretor-presidente da Carris para se dedicar a “outros projetos”. Maio/2017 2. Kevin Krieger deixa a Secretaria de Relações Institucionais e Articulação Política por “razões pessoais”. Junho/2017 3. Neiva Maria Dalchiavon, chefe de gabinete de Marchezan, pede demissão por “razões pessoais”. 4. Liciane Rossetto Chrysostomo renuncia ao cargo de diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Alega “razões pessoais”. 5. Bruno Miragem deixa o cargo de procurador-geral do município para retomar a carreira de professor universitário. 6. Alexandre Bach, diretor de jornalismo da Secretaria de Comunicação, pede demissão depois de apenas três semanas no cargo. 7. Álvaro de Azevedo é exonerado do posto de diretor-geral Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Julho/2017 8. Jacqueline Simões, procuradora da Carris, pede demissão alegando “motivos pessoais”. 9. Eduardo Wolf deixa de ser o secretário-adjunto da Secretaria da Cultura para se dedicar a “projetos pessoais” em São Paulo. Agosto/2017 10. Adenir Matos dos Santos, diretor-geral do DMLU, desliga-se do cargo por “motivações pessoais”. 11. Michel Costa, diretor-técnico Procempa, pede demissão. 12. Ricardo Gomes deixa o posto de secretário de Desenvolvimento Econômico por discordar do projeto que altera o cálculo do IPTU. 13. Clàudio Janta é destituído do posto de líder do governo na Câmara. Setembro/2017 14. Tânia Moreira deixa o posto de secretária de Comunicação. Outubro/2017 15. Fernando Coronel é exonerado da direção de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 16. Solimar Amaro pede para deixar o cargo de presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). 17. Maria de Fátima Paludo deixa o posto de secretária de Desenvolvimento Social por “razões pessoais”. Novembro/2017 18. Rafael Zaneti deixa o cargo de diretor-adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Alega “motivos pessoais”. Fevereiro/2017 19. Sandro Bergue deixa o comando da Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC) Abril/2018 20. José Alfredo Parode deixa de ser o secretário de Planejamento. 21. Elizandro Sabino não é mais o secretário de Infraestrutura e Mobilidade. Agosto/2018 22. Kleber Senisse deixa a Secretaria Municipal de Segurança por “motivos pessoais”.
Tags: Prefeitura de Porto Alegre Marchezan Governo municipal

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política