Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Beneficência Portuguesa é instalada
A Luta

Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Beneficência Portuguesa é instalada

Compartilhe

14/12/2017 21:42

Na busca por evitar o fechamento de uma das mais antigas instituições de saúde de Porto Alegre, a Frente Parlamentar de Defesa do Hospital Beneficência Portuguesa foi instalada na tarde desta quinta-feira (14). Uma proposta do deputado estadual Pedro Ruas (Psol), a iniciativa busca soluções para a grave crise financeira enfrentada pelo hospital.

Para Ruas, que inclusive nasceu no Beneficência, é fundamental que a sociedade gaúcha se mobilize nessa luta. “Não é que tenhamos uma solução pronta, mas certamente vamos buscar alternativas. Estamos falando de leitos preciosos”, ressaltou em sua fala de abertura na solenidade.

Já o diretor do Simers Germano Bonow destacou que o empenho em manter o hospital aberto é coletivo. Ele também fez um resgate histórico. “Essas pessoas que estamos vendo nos quadros pendurados nas paredes são do século XIX. Elas pouco sabiam sobre as possibilidades da medicina, mas construíram o Beneficência. Será que nós, com tanta tecnologia e conhecimento, vamos deixar ele fechar?”, questionou.

Reativar e ampliar

Antes de diminuir gradualmente os atendimentos em função das dificuldades financeiras, o Beneficência Portuguesa contava com 187 leitos. No entanto, o professor de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Paulo Roberto Fontes relatou ter visitado todas as instalações e afirma que existe capacidade para 400 leitos. “Ou seja, a luta pode ser ainda maior. Não apenas para reativar, mas também para ampliar”, concluiu.

Fontes é parte do grupo de médicos que foram até Brasília com a proposta de transformar a instituição em um hospital-escola.

Tags: Hospital Beneficência Portuguesa frente parlamentar

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política