Vitória: após ação do Simers, Hospital Psiquiátrico de Rio Grande recebe reajuste no valor por paciente
A Luta

Vitória: após ação do Simers, Hospital Psiquiátrico de Rio Grande recebe reajuste no valor por paciente

Compartilhe

12/12/2019 00:00

Hospital tem mais de 100 leitos psiquiátricos. Foto: Jornal Agora

Hospital tem mais de 100 leitos psiquiátricos. Foto: Jornal Agora

O Hospital Psiquiátrico de Rio Grande ganhou um novo fôlego financeiro nos últimos meses, a partir da interlocução do Simers com o governo estadual. A casa de saúde passou a receber o valor reajustado pela diária por paciente, que antes era de R$ 49,70 e teve um incremento de cerca de 60%. 

O acréscimo permite que o hospital, um dos principais do Estado no segmento, consiga equilibrar as contas e manter o atendimento aos pacientes psiquiátricos. A instituição é motivo de preocupação do Simers, especialmente neste ano. Além de uma reunião com a direção da Santa Casa de Rio Grande, que administra o hospital, o Diretor de Interior do Simers, Fernando Uberti, teve encontro, em julho, com o então coordenador de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde, Luiz Coronel, para tratar do assunto. Na reunião, Uberti recebeu a confirmação de que o reajuste começaria a ser pago ainda no segundo semestre deste ano, o que acabou ocorrendo. 

Segundo Uberti, o reajuste significa não só uma vitória da categoria, mas também dos pacientes psiquiátricos. "Essa é uma vitória muito significativa, porque significa maior sustentabilidade financeira a um hospital com 130 leitos psiquiátricos, um número muito expressivo. Agora temos que acelerar o processo de recuperação da infraestrutura física do local, e já estamos buscando isso. A assistência psiquiátrica no estado ganha muito com esse cenário”. 

Nesta semana, Uberti e o presidente Marcelo Matias participaram de reunião com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann para tratar dos hospitais psiquiátricos de Rio Grande e Pelotas. Ficou acertada a criação de um plano de ação entre a secretaria e o Simers para buscar melhorias para as duas instituições.

Tags: Rio Grande Leitos psiquiátricos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política