Vice-presidente do Simers participa de audiência pública sobre telemedicina
A Luta

Vice-presidente do Simers participa de audiência pública sobre telemedicina

Compartilhe

06/11/2019 00:00

O vice-presidente do Simers, Edson Prado Machado, participou na manhã desta terça-feira (05) de audiência pública que debateu o uso da telemedicina, no Plenário 7 da Câmara dos Deputados, em Brasília. A reunião de trabalho foi promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família, a partir de requerimento do deputado federal Dr. Jaziel Pereira. Os deputados Dr. Zacharias Calil, Adriana Ventura e Luiz Ovando também marcaram presença no encontro.

Em conversa com parlamentares e lideranças médicas, Machado lembrou que no Rio Grande do Sul o Simers atua de forma conjunta com o Cremers e a Amrigs neste tema. “Fizemos uma assembleia das três entidades em fevereiro deste ano, que debateu a resolução 2.227/2018 do Conselho Federal de Medicina. Estamos acompanhando o assunto de perto, pois a tecnologia é de extrema importância para a saúde e para a sociedade, desde que respeitada a atuação médica”, destacou o vice-presidente.

Sobre a resolução da telemedicina

A resolução 2.227/2018, do Conselho Federal de Medicina, disciplinava que os médicos brasileiros poderiam realizar consultas online, assim como telecirurgias, telediagnóstico, teleorientação, telemonitoramento, entre outras formas de atendimento médico à distância. Posteriormente, essas normas foram revogadas e estão sendo novamente discutidas.

Também participaram da audiência pública o diretor Científico e de Ensino Médico Continuado da Associação Médica de Brasília, Orlando Faria; o médico referência do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, Carlos Henrique Sartorato Pedrotti; o diretor-geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Mário César Homsi Bernardes; o membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina, Chao Lung Wen; e a diretora do Departamento de Saúde Digital da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Adriana da Silva e Sousa.


Deputado Zacharias Calil com o vice-presidente do Simers, Edson Machado
Deputado Zacharias Calil com o vice-presidente do Simers, Edson Machado


Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política