Vice-presidente do Simers discute temas relacionados à Saúde de Canoas com o prefeito Jairo Jorge
Defesa

Vice-presidente do Simers discute temas relacionados à Saúde de Canoas com o prefeito Jairo Jorge

Compartilhe

08/06/2023 11:24

O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, reuniu-se no início da noite de quarta-feira, 7, com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o secretário de Saúde, Felipe Martini, e a secretária Extraordinária de Gestão, Juceila Dall'Agnol. Na pauta do encontro, uma análise sobre o passado de dívidas do município e empresas que administraram o sistema público de saúde local, o Caso Gamp, o não pagamento às médicas gestantes, a profunda crise do Hospital Universitário (HU), além de perspectivas acerca da saúde municipal, bem como um planejamento sobre o tema.

Em uma reunião de duas horas ocorrida no Paço Municipal, o vice-presidente do Simers questionou sobre as diversas pautas ainda sem respostas junto à categoria médica. Jairo Jorge reconheceu que muitos dos fatos apresentados pelo Sindicato Médico têm um fundo de razão, além de ter ciência de que muitas vezes não houve cooperação do Município, até por impedimentos legais, explicou o prefeito.

Além de uma crise na saúde, a cidade vive, de acordo com a administração municipal, um grave déficit orçamentário e endividamento recorde, que contribuíram para que se instalasse um colapso em vários segmentos, inclusive na saúde pública. Ao vice-presidente Marcelo Matias, Jairo Jorge pediu a parceria institucional, bem como a participação como integrante da Comissão de Acompanhamento de Gestão do HU, bem como ampliar o diálogo com a Entidade e ter no Simers um apoio para que todos os imbróglios que envolvem os profissionais médicos sejam resolvidos ao longo do futuro. O primeiro passo dessa caminhada é a investidura do Simers nesse Conselho de Gestão, que tem prazo de até 60 dias para operar.

Nesse período, de acordo com o prefeito, a ideia é amadurecer pautas que envolvam o HU, mas também o Sistema, as demandas históricas, tendo como objetivo a construção do diálogo com a categoria médica. "O Simers é uma Entidade munida dos melhores sentimentos e quer melhorar a vida laboral de seus associados. Cobramos do município aquilo que é de direito do médico, que trabalhou para a cidade, seja por meio de terceirizadas ou outras variantes de contratação. Diante do convite do prefeito, o Simers tem obrigação de participar com o objetivo de seguir atuando pela saúde de Canoas, lutando pelos médicos e pela população da cidade", disse Marcelo Matias.

Tags: Canoas Saúde de Canoas Região Metropolitana assistência

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política