Torres: Núcleo de Psiquiatria do Simers fala sobre saúde mental para profissionais da Saúde
Vida

Torres: Núcleo de Psiquiatria do Simers fala sobre saúde mental para profissionais da Saúde

Compartilhe

02/10/2023 19:01

Em mais uma ação da campanha Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo, o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq – Simers) esteve em Torres, no Litoral Norte, na última sexta-feira, 29. A convite da Secretaria Municipal de Saúde, a diretora do Simers e integrante do NuPsiq, Gabriela Schuster, ministrou uma palestra para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais que atuam na Atenção Primária do município e no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em evento realizado na unidade local da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Gabriela foi recebida pela secretária de Saúde, Suzana Machado, e pela diretora de Atenção Básica, Josiane Moraes, quando falou sobre prevenção ao suicídio, valorização da vida e a importância do acolhimento aos pacientes em sofrimento mental. “Foi uma honra conversar com colegas e com profissionais preocupados com o tema. É fundamental estarmos preparados para receber casos nas mais diferentes faixas etárias, pois a depressão e os agravos em saúde mental podem afetar desde crianças até idosos, independentemente de faixa social”, afirma Gabriela, que também é psiquiatra.

Durante a palestra, a diretora do Simers chamou a atenção para o número de casos de suicídio no município, superior ao índice estadual. Em 2022, a média gaúcha estava acima de dez casos para cada 100 mil habitantes, enquanto a de Torres chegou a 35 casos. “Infelizmente, o Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de suicídios e precisamos falar sobre saúde mental cada vez mais. E o Núcleo de Psiquiatria do Simers está à disposição para levar informações para quebrar o tabu que ainda existe quando se fala em cuidados com a mente”, destaca a diretora do Sindicato Médico.

Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo

A campanha Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo é uma iniciativa do NuPsiq - Simers, lançada em 2023 para falar sobre qualidade de vida e bem estar de janeiro a dezembro. Já foram realizadas diversas ações junto à comunidade, levando a conscientização e o debate sobre o assunto para os mais diferentes públicos.

Tags: Saúde Mental saúde mental é assunto sério o ano todo Palestra Setembro Amarelo Torres

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política