Terceirização da Saúde de Porto Alegre é pauta em reunião da Cosmam, na Bom Jesus
A Luta

Terceirização da Saúde de Porto Alegre é pauta em reunião da Cosmam, na Bom Jesus

Compartilhe

06/06/2019 00:00



Foto: Simers/ DivulgaçãoFoto: Simers/ Divulgação

O Simers participou, na noite desta terça-feira (04), no bairro Bom Jesus, da Reunião extraordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) para discutir com a comunidade a terceirização de serviços dos Pronto Atendimentos (PAs) dos bairros Bom Jesus e Lomba do Pinheiro.

Além do presidente da Cosmam, vereador André Carus, e do diretor do Simers, o médico Marcos Rovinski, integraram a mesa debatedora o vereador Aldacir Oliboni, o Deputado Estadual Dr. Thiago Duarte, a Coordenadora do Conselho Municipal de Assistência Social, Ângela Maria de Aguiar a Coordenado do Conselho Distrital, Maria Inês Flores, o Diretor-Geral do Simpa Alberto Terres, o Coordenador da Secretaria Municipal de Saúde Dr. Diego Fraga e representante do Tribunal de Contas do Estado. 

Em um primeiro momento, o médico Diego Fraga, representando a Secretaria Municipal da Saúde, afirmou que terceirizar a Saúde de Porto Alegre irá gerar cerca de 50% de economia para o município. Segundo Fraga, dessa forma, o número de leitos nos PAs Bom Jesus e Lomba do Pinheiro, também irão aumentar, assim como os atendimentos. Os demais integrantes da bancada foram frontalmente contra a proposta de terceirização e os argumentos da Secretaria.

O diretor do Simers Marcos Rovinski salientou que os médicos das cooperativas que assumiram os serviços de saúde estão com salários atrasados. “A prefeitura disse que ia melhorar a Saúde, porém, o que o Sindicato constatou em vistorias nas unidades é que os médicos terceirizados já estão com atraso salarial desde abril, há furos nas escalas, além do desgaste da relação médico-paciente. O Simers não apoia essa política”, afirma Rovinski. 

Já o Deputado Estadual Dr. Thiago Duarte classifica a terceirização como medida nefasta para a população. “Trata-se de um absurdo. Não existe mágica que faça melhorar o serviço com menos investimento como a prefeitura está vendendo. A terceirização é algo nefasto para as pessoas”, dispara o parlamentar. 

Ao final do encontro foi decidido que a Cosman irá enviar ao Executivo um Pedido de informações sobre a cooperativa que presta serviços ao PA Bom Jesus e enviar ata da reunião. 

A próxima reunião extraordinária para tratar sobre o assunto está agendada para o dia 11, na Lomba do Pinheiro. 

Ação movida pelo Simers

Após o ajuizamento da ação do Simers contra a prefeitura, para impedir o chamamento público de organizações que assumiriam a gestão dos PAs Lomba do Pinheiro e  Bom Jesus, o Conselho Municipal da Saúde discutiu a pauta - o que não havia ocorrido antes - e emitiu parecer rejeitando a ideia de terceirização. O Simers irá informar a decisão à Justiça.  

A proposta da prefeitura é conceder à iniciativa privada a gestão dos Pronto Atendimentos por cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.,


Tags: COSMAM Terceirização Pronto Atendimento Bom Jesus Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política