Simers verifica estrutura precária e falta de médicos em duas Unidades de Saúde na Zona Leste de porto Alegre
A Luta

Simers verifica estrutura precária e falta de médicos em duas Unidades de Saúde na Zona Leste de porto Alegre

Compartilhe

13/06/2019 00:00




Teto quebrado na UBS Ceres. Foto: Simers/Divulgação
Teto quebrado na UBS Ceres. Foto: Simers/Divulgação


Falta de estrutura, de medicamentos e de profissionais. Todos esses problemas foram constatados nas unidades de saúde Ernesto Araújo e Ceres, ambas localizadas na Zona Leste de Porto Alegre. O Simers realizou vistoria nos dois postos na tarde desta terça-feira (11). 

Pacientes esperando atendimento do lado de fora do posto, em uma espécie de sala de espera improvisada, expostos a qualquer tipo de variação climática. Essa é a primeira imagem para quem chega em frente a US Ernesto Araújo. A unidade possui três equipes de ESF, mas há apenas dois médicos para atender uma população de aproximadamente nove mil pessoas, situação que, por vezes, reflete na dificuldade de acesso da população e sobrecarga dos profissionais.

Além disso, uma prancha de cabelo (chapinha) é utilizada como seladora para fechamento das embalagens dos materiais esterilizados. Não existe controle de limpeza da caixa d´agua da unidade, mas o Simers recebeu informações de que há dois anos a higienização não é realizada. Além disso, em dias de chuva a unidade sofre alagamentos, dificultando as condições de trabalho, conforme apurado pelo Simers.


Estrutura precária na Unidade de Saúde Ceres

Paredes danificadas, piso quebrado e uma grande rachadura que percorre a parede da sala de observação. Essa é a infraestrutura precária na UBS Ceres, instalada dentro de uma casa alugada, que o Simers encontrou durante a vistoria no local. Em alguns ambientes o teto também está quebrado, apresentando mofo. 

Além desses problemas, há falta de médicos. Atualmente são dois profissionais para o atendimento em uma área de uma população de aproximadamente oito mil pessoas. 

O Simers vem vistoriando as unidades de saúde de Porto Alegre e levando os problemas detectados à gestão municipal, cobrando providências. A entidade médica seguirá com a agenda de vistorias pela Capital.

Tags: Vistoria

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política