Simers participa do 1º Congresso Gaúcho da Associação Médica de Pelotas
Médico

Simers participa do 1º Congresso Gaúcho da Associação Médica de Pelotas

Compartilhe

18/08/2023 10:00

A Associação Médica de Pelotas (AMP) organizou seu primeiro congresso multidisciplinar da história. No evento, de excelência científica e representativa, foram discutidos diversos temas, divididos nos blocos:  Infecção e Prevenção; Sono; Coagulação e Trombose; Vida do Médico; Gestão de Clínicas e Consultórios e Tecnologia e Inovações. A programação foi coordenada pela presidente da AMP, Clarissa Castagno e contou com o apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

O Congresso durou mais de 12 horas no primeiro dia, ocorrido na sexta-feira,18, e contou com a presença do diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, e de Políticas Estratégicas, Vinícius de Souza. Os diretores abordaram os temas ”Dormi interno e acordei doutor: o médico no mercado de trabalho” e ”Mercado de trabalho e sustentabilidade em saúde. O que nos espera”

Desafios após a formação e mercado de trabalho médico

O diretor de Políticas Estratégicas do Simers abordou sobre inúmeros temas importantes ao novo médico que ingressa no mercado de trabalho. Vinicius apresentou aos participantes temas como transição epidemiológica, assistência/doenças e sustentabilidade em saúde.  

Equação da frustração, modelo de formação médica e perfil de habilidades do profissional

A palestra de conclusão do primeiro dia de atividades do Congresso da AMP contou com a participação de Fernando Uberti, que fez uma análise crítica acerca dos cenários desafiadores ao exercício da Medicina no Brasil, a necessidade de mudança do modelo de formação médica e um cenário que contemple o perfil de habilidades mais amplo exigido pelo mercado de trabalho hoje. Uma mudança de paradigma que teria como desdobramento gradual  o resgate da Medicina como profissão liberal, a reafirmação e fortalecimento da autonomia médica e o protagonismo do médico nas grandes decisões em saúde.

O 1º Congresso Gaúcho da AMP ocorreu entre os dias 18 e 19/08, no Pelotas Parque Tecnológico, em Pelotas, no sul do estado.

Tags: Associação Médica de Pelotas - AMP

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política