Simers participa da cerimônia de formatura da Faculdade de Medicina da UFCSPA
Médico

Simers participa da cerimônia de formatura da Faculdade de Medicina da UFCSPA

Compartilhe

20/02/2024 14:52

O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Antônio Carlos de Oliveira Castro, representou a entidade médica na cerimônia de colocação de grau dos formandos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ATM 23/1. A cerimônia, marcada pela emoção, ocorreu no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, nesta sexta-feira 16.

“Trata-se de um momento único em que vemos a renovação da Medicina. Novos profissionais saindo da faculdade e em condições de ingressarem no mercado de trabalho com todos os ideais, princípios éticos, humanísticos e de responsabilidade social, com muitos planos e projetos. Desejamos que tenham uma excelente trajetória e saibam que o Simers estará presente e os apoiando em todo o processo”, explicou o diretor Antônio Castro.

UFCSPA

O curso de Medicina da UFCSPA é um dos mais tradicionais da cidade de Porto Alegre, contando com mais de 50 anos de existência. Tem como objetivo formar médicos capacitados para atuar em todos os níveis de atenção em saúde. A Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) é uma instituição federal de ensino superior dedicada à criação, transmissão crítica e difusão da ciência, tecnologia e cultura, na área específica das Ciências da Saúde. 

Criada em 8 de dezembro de 1953, iniciou suas atividades como instituição privada, na categoria de faculdade isolada, ofertando um único curso médico. Em 1969, foi autorizada a funcionar como “fundação de direito privado”, com a denominação de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Em 1980, foi federalizada, passando a ser denominada como Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) e, em 1987, foi enquadrada como Fundação Pública.

A partir de 2004, sua atuação ultrapassou o campo circunscrito da área médica, passando a dedicar-se mais amplamente à área da saúde, com o oferecimento de dois novos cursos de graduação: Nutrição e Biomedicina. Em 11 de janeiro de 2008, foi transformada na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, por força da Lei nº 11.641.

Hoje oferece 16 cursos de graduação, 64 programas de Residência Médica, quatro de Residência em Área Profissional da Saúde – Uni e Multiprofissional, nove cursos de Especialização e 12 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Tem o conceito máximo na avaliação do Ministério de Educação (MEC), sendo a melhor universidade em nível de graduação no Brasil e a segunda melhor universidade do Rio Grande do Sul. No âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu, a nota média dos Programas de Pós-Graduação é de 3,58 (CAPES).

O quadro de servidores docentes é composto por 339 doutores, 26 mestres e 8 especialistas. Na mesma perspectiva, o grupo de servidores técnico-administrativos são compostos por sete doutores, 30 mestres, 87 especialistas, 54 com nível de graduação e 29 pessoas com ensino médio. 

Fotos: Marcos Nagelstein/Simers

Tags: Medicina Médicos UFSCPA Formatura Faculdade de medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política