Simers marca presença no III Congresso Nacional de Emergências e Urgências Médicas do CTSEM
Medicina

Simers marca presença no III Congresso Nacional de Emergências e Urgências Médicas do CTSEM

Compartilhe

24/07/2023 11:50

Nos dias  21 e 22 de julho, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou do III Congresso Nacional de Emergências e Urgências Médicas do Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas (CTSEM). O evento teve como mote: “um mundo onde ninguém morre subitamente”, com objetivo de estimular a discussão entre médicos, estudantes de medicina e profissionais da Saúde sobre as questões relacionadas à prevenção da morte súbita e as técnicas e inovações das práticas de atendimento em urgência e emergências médicas.

Representando o Simers, o diretor Guilherme Peterson, que é cirurgião pediátrico,  coordenador do Núcleo de Educação e Tecnologia em Saúde e integrante do Núcleo de Pediatria da entidade médica, esteve entre os palestrantes do evento. Na ocasião, o dirigente agradeceu a oportunidade e alertou para a falta de investimento em emergencistas. “A Medicina de Emergência é, dentre as inúmeras especialidades existentes, a que todos nós já utilizamos alguma vez na vida ou conhecemos alguém que já tenha sido socorrido. Infarto, mal-súbito, engasgos, afogamentos, queimaduras. Todos necessitamos de cuidados eficientes e com profissionais bem formados, na base”, pontuou. Durante a manifestação. Peterson também relembrou que apesar de já haver 20 cursos de Medicina no Rio Grande do Sul, apenas 7 deles possuem Residência em Medicina de Emergência, concentrada em 3 grandes hospitais de Porto Alegre (Hospital de Pronto Socorro, Clínicas e Conceição).

Ainda no congresso, que contou com a parceria do Simers, foram abordados outros temas relacionados a área, entre os quais o papel do time de resposta rápida e do atendimento pré-hospitalar.

Tags: Emergência Urgência

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política