Defesa

Simers lança campanha Violência Não em Pelotas e debate violência contra médicos

10/06/2020

Diretores do Simers lançaram a campanha Violência Não! em Pelotas

Diretores do Simers lançaram a campanha Violência Não! em Pelotas

O lançamento da campanha Violência Não!, divulgada pelo Simers para todo o Estado nesta segunda-feira (8), levou dirigentes da entidade médica a Pelotas. O Diretor de Interior, Fernando Uberti e a diretora-adjunta, Daniela Alba, participaram de reuniões na cidade, que foi palco do caso mais recente de violência contra médicos: a agressão a uma obstetra do Hospital Escola da UFPel. Nos encontros, Uberti e Daniela estiveram acompanhados do delegado regional do Simers em Pelotas, Paulo Barragan, e do deputado estadual Dr. Thiago Duarte. 

O primeiro encontro foi com o vereador José Sizenando, presidente da Câmara Municipal. Foi tratada a apresentação de uma moção de repúdio pela covarde agressão à profissional, além do encaminhamento de uma reunião envolvendo vereadores e Simers para tratar sobre o tema e suas repercussões na área de saúde da cidade.

Diretor de Interior, Fernando Uberti, em reunião com o presidente da Câmara Municipal

Diretor de Interior, Fernando Uberti, em reunião com o presidente da Câmara Municipal

A campanha foi divulgada em duas rádios de Pelotas: a Pelotense (uma das mais antigas do Estado) e na Universidade FM (programa Pelotas 13 Horas).

Participação do Simers no programa de rádio Pelotas 13 Horas
Participação do Simers no programa de rádio Pelotas 13 Horas

Depois, a médica agredida foi recebida pelo Diretor de Interior e agradeceu a rápida e eficiente atuação do Simers no caso, sendo alinhados novos pontos de atuação. Na sequência, a entidade médica realizou visita ao Hospital Escola da UFPel, local onde ocorreu a agressão. Uberti, Daniela, Barragan e Duarte realizaram uma visita de vistoria às condições de segurança no hospital, especialmente setor de Maternidade e Centro Obstétrico, sendo observadas e apontadas necessidades de adequações. 

Simers fez vistoria ao Hospital Escola da UFPel, onde ocorreu a agressão à médica
Simers fez vistoria ao Hospital Escola da UFPel, onde ocorreu a agressão à médica

O último encontro ocorreu à noite, em um hotel da cidade, com lideranças médicas de Pelotas, selecionadas previamente, devido à limitação do número de pessoas imposta pelo contexto da pandemia. Além de apresentar a campanha e falar das ações do Simers sobre o caso de violência, nas esferas jurídica, midiática e política, Uberti reforçou que uma das exigências da entidade é a garantia de segurança armada dentro dos hospitais, além de outras medidas. 

Diretores reuniram-se com médicos em um hotel da cidade
Diretores do Simers reuniram-se com médicos em um hotel da cidade

O diretor Fernando Uberti salientou que a série de atividades em Pelotas encerra apenas uma primeira onda de ações, que continuará tendo desdobramentos acompanhados de perto pelo Simers, além de ter sido o fato gerador para a campanha que será levada a todo o Estado, para gestores, lideranças políticas e sociedade.

SEGUROS