Simers denuncia grave situação da Emergência Pediátrica do HMIPV
Defesa

Simers denuncia grave situação da Emergência Pediátrica do HMIPV

Compartilhe

17/04/2024 10:06

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) denuncia a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos pediatras que atuam no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, 15, o Simers oficiou os Ministérios Públicos Federal e Estadual, bem como o Conselho Regional de Medicina (Cremers), sobre a situação que se agrava com a chegada das baixas temperaturas e do inverno, além do verdadeiro colapso por que passa a região metropolitana de Porto Alegre. Há déficit importante de pediatras, tanto municipários quanto terceirizados, o que torna o contexto assistencial na unidade praticamente insustentável. 

De acordo com o vice-presidente do Simers, Fernando Uberti, os profissionais do HMIPV ainda sofrem com o revezamento entre os médicos da emergência e os da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que são obrigados a realizar o acompanhamento dos pacientes internados, uma vez que não há médico suficientes para o atendimento de todas as demandas.

“A crise na saúde da região Metropolitana vem agravando a situação que já era de sobrecarga nos hospitais de Porto Alegre. Mas, certamente, o descompasso entre o número necessário e o número real de pediatras torna esse cenário muito mais dramático, com grave prejuízo ao exercício profissional desses médicos e sua saúde, além de prejuízos expressivos à assistência em saúde da população”, alerta Uberti.

Tags: Hospital Materno-Intantil Presidente Vargas (HMIPV) saúde de Porto Alegre Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre governo do estado Superlotação sobrecarga de trabalho Escalas médicas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política