Simers atua contra o fechamento do setor Materno-Infantil do Hospital São Lucas
A Medicina

Simers atua contra o fechamento do setor Materno-Infantil do Hospital São Lucas

Compartilhe

05/03/2020 00:00

Presidente do Simers em debate com médicos e estudantes de Medicina

Presidente do Simers em debate com médicos e estudantes de Medicina

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, esteve no início da tarde desta quinta-feira (5/3), no Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, depois de receber a denúncia de que a instituição estuda a possibilidade de fechar o Centro Materno-Infantil da instituição. 

Ao chegar no local, Matias foi impedido de falar coma direção do hospital. O fato gerou revolta por parte dos estudantes e médicos que aguardavam esclarecimentos sobre a notícia. A partir disso, foi disponibilizada uma sala para que o dirigente do Simers e profissionais da saúde pudessem debater o tema.


A partir desta manifestação foi possível uma conversa informal do presidente do Simers, Marcelo Matias, com a direção do hospital. Mas, de acordo com Matias, as informações disponibilizadas não condizem com a essência do atendimento SUS. Assim, em defesa dos médicos, dos estudantes e da população o presidente do Simers e a diretora de Metropolitano Alessandra Felicetti, procuraram o Ministério Público e denunciaram o possível fechamento do setor Centro Materno-Infantil do Hospital São Lucas da PUCRS.

Marcelo Matias e diretora Alessandra Felicetti também foram ao Ministério Público

Marcelo Matias e diretora Alessandra Felicetti também foram ao Ministério Público

Entenda a perda   

Com o fechamento, o setor e o ensino seriam transferidos para o Hospital Presidente Vargas (HMIPV) o que levaria a desassistência e a perda de qualidade na assistência dos partos que ocorrem em toda a cidade, sem contar com o fechamento das internações na UTI neonatal, pediátrica, internações na pediatria, emergência, ambulatórios além das cirurgias pediátricas. Outro fator que seria prejudicado é a formação de estudantes de Medicina que estudam na PUCRS e absorvem conhecimento dentro das áreas de pediatria e obstetrícia.

Tags: Médicos Estudantes de Medicina Hospital São Lucas da PUC defesa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política