Simers agradece voluntários pelo seu dia e pelas ações realizadas
A Vida

Simers agradece voluntários pelo seu dia e pelas ações realizadas

Compartilhe

04/12/2023 14:31

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), agradece e parabeniza todos os voluntários neste dia cinco de dezembro, considerado o “Dia Internacional do Voluntariado”. Por meio do Hub de Solidariedade a entidade médica, neste ano, auxiliou a comunidade gaúcha com arrecadação de agasalhos, alimentos, brinquedos, auxílio à saúde mental e cadastro de médicos voluntários.

Em agosto algumas cidades do Rio Grande do Sul enfrentaram um ciclone extratropical que assolou alguns municípios do Vale do Taquari, e diante deste quadro, o Sindicato criou o “Mutirão do Bem”. O objetivo foi mobilizar os médicos para ações de voluntariado na assistência aos desabrigados e desalojados pela enchente.  Mais de 80 médicos atenderam ao chamado do Simers e se cadastraram para atuar nos locais atingidos. A lista com o nome dos profissionais e os dias que eles poderiam ajudar a quem precisava foi  encaminhada à Secretaria Estadual da Saúde, que também abriu um canal para o cadastramento de profissionais da área. Estudantes de Medicina se uniram aos médicos na arrecadação de alimentos e agasalhos chegando ao montante de 47.961,53kg de itens alimentícios para doação aos que precisavam.

https://www.simers.org.br/noticia/mutirao-do-bem--simers-confirma-a-adesao-de-mais-de-80-medicos-voluntarios

Outra ação do Simers foi o encaminhamento de um ofício ao governo do estado, destacando a necessidade da instalação de um grupo técnico permanente, formado por entidades ligadas à Saúde. A intenção é garantir agilidade aos encaminhamentos referentes aos casos de catástrofes naturais, incluindo a participação de médicos e demais profissionais em uma frente de apoio aos atingidos.

A  preocupação com o estado emocional das pessoas também foi considerada, e neste sentido, o Simers reuniu-se com a coordenadoria Estadual de Saúde Mental do RS para articular ações em conjunto para manutenção e fortalecimento da assistência psiquiátrica nas regiões afetadas.   

Dando continuidade às ações do Mutirão do Bem, o Hub de Solidariedade Simers e o Núcleo de Pediatria da entidade, em parceria com o Instituto Unimed/RS, se uniram para promover o “Especial Dia das Crianças”, com a arrecadação de brinquedos para os pequenos que sofreram com as cheias  que atingiu 93 municípios, afetando cerca de 340.918 pessoas.

https://www.simers.org.br/noticia?name=mutirao-do-bem-entrega-brinquedos-para-as-criancas-vitimas-das-cheias-em-lajeado

Para o Simers a solidariedade segue presente em suas atividades, e quem tem interesse em saber sobre as ações, pode acessar o link:   

https://www.instagram.com/hubdesolidariedade/      

Para obter outras informações e participar dos projetos, envie e-mail para:
hubdesolidariedade@simers.org.br

Tags: Hub de Solidariedade Médicos voluntários Ação voluntária voluntariado Simers Solidariedade

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política