A Vida

Segunda etapa do Trote Solidário 2019 do Simers começa nos dias 16 e 17 de agosto em três cidades

07/08/2019


A segunda etapa do Trote Solidário 2019 começa nos dias 16 e 17 de agosto em três cidades: Santa Cruz, Lajeado e Caxias do Sul. A iniciativa do Simers, por meio do seu Núcleo Acadêmico, envolverá estudantes de medicina de 14 universidades de 12 municípios gaúchos (Porto Alegre, Lajeado, Caxias do Sul, Santa Cruz, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Uruguaiana e Ijuí). As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza em diversos supermercados (confira abaixo as datas).

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Na primeira etapa, o Trote Solidário reuniu mais de 1,2 mil participantes de 19 universidades. Foram contabilizados 575 doadores de sangue (cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas) e arrecadadas 40 mil toneladas de donativos, além de 500 quilos de tampinhas plásticas, novidade na 17º edição do Trote.

Para a edição que inicia dia 16, o Núcleo Acadêmico do Simers está preparando uma nova ação que será divulgada em breve. 


A campanha – Desde 2008, o Trote Solidário é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Estado. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Durante todas as edições foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil vidas receberam doações de sangue.

O Diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius Souza, ressalta que o Trote Solidário busca dar uma alternativa à violência, ao assédio e à humilhação dos trotes "sujos” que marcam negativamente um dos momentos mais importantes da vida do estudante. “O Trote Solidário é um atestado de que empatia, solidariedade e pensar no próximo são sentimentos e ações inerentes ao comportamento humano e contagiosas, que devem sempre ser estimuladas e valorizadas, sendo capazes de provocar mudanças imensas na sociedade”, afirma.


Programação:

– 16 e 17 de agosto

Lajeado (Univates)

Caxias do Sul (UCS)

Santa Cruz do Sul (Unisc)


– 23 e 24 de agosto

Porto Alegre (Ufrgs)

Canoas (Ulbra)

Novo Hamburgo (Feevale)

São Leopoldo (Unisinos)


– 30 e 31 de agosto

Passo Fundo (UPF e UFFS)

Ijuí (Unijuí)

Pelotas (UFPel)

Uruguaiana (Unipampa)

Santa Maria (UFSM e UFN)


SEGUROS