Médico

Saúde financeira: 3 ferramentas para ajudar a organizar as contas

24/04/2018

Gestão financeira
Com diferentes fontes de renda, muitos médicos têm dificuldades para organizar as contas. Foto: Freepik


Gestão financeira não é tarefa fácil. No caso do médico, ela pode ser ainda mais complicada, já que os profissionais costumam ter diferentes fontes de renda vinculadas à pessoa física e à pessoa jurídica – além de administrar as finanças do próprio consultório. Mas algumas ferramentas podem ajudar a colocar as coisas em ordem. Confira.

Faça um livro-caixa



Se o médico possui um consultório, é importante fazer um livro-caixa. Com ele, é possível abater uma série de gastos do ajuste da declaração do Imposto de Renda como congressos, aluguel, salário e encargos da secretária, entre outros. Além disso, o livro-caixa faz o registro de todas as entradas

e saídas do consultório, o que fornece informações importantes para a gestão do caixa da empresa no longo prazo.

Faça um controle pessoal



Esse controle permite que o médico saiba quais são seus reais rendimentos mensais e qual é o seu padrão de gastos. A partir disso, é possível gerenciar melhor as contas, evitar o endividamento e criar planos financeiros. O médico pode usar uma planilha ou um aplicativo de celular para fazer esse controle, anotando todo o dinheiro que entra e sai para ajustar os gastos. O controle também ajuda a evitar problemas com o Imposto de Renda – já que muitos médicos têm dificuldades para comprovar renda equivalente ao pagamento das faturas do cartão de crédito.

Faça uma projeção financeira



Com o livro-caixa do consultório e o controle financeiro pessoal, é possível fazer uma projeção financeira, planejando as contas do

futuro próximo. Para fazer essa projeção, deve-se anotar o provável rendimento, registrar os gastos fixos previstos e variáveis. Baseado nesses números, é possível compreender quanto dinheiro irá sobrar e fazer um planejamento de como utilizar estes valores – inclusive planejando poupança, investimentos e viagens.

SEGUROS