S.O.S. Pediatria: Simers quer ações contra a redução de leitos e a má distribuição de especialistas no RS
Vida

S.O.S. Pediatria: Simers quer ações contra a redução de leitos e a má distribuição de especialistas no RS

Compartilhe

27/03/2024 18:14

A presença de pediatras em postos de saúde na Região Metropolitana, horário estendido nas unidades para evitar a sobrecarga das emergências, a reabertura dos leitos e mais intensivistas nos hospitais são os principais pontos do documento elaborado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), após a realização de uma reunião que debateu o cenário da pediatria do estado, realizada na noite de terça-feira, 26, no auditório do Simers. A iniciativa aconteceu no formato híbrido e deu a largada para a campanha S.O.S. Pediatria 2024, com a participação de especialistas da área.

O coordenador do Núcleo de Pediatria do Simers, Daniel Wolff, explica que o documento será encaminhado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), ao Conselho Regional de Medicina (Cremres), às promotorias públicas e a prefeituras de Porto Alegre, Região Metropolitana e das principais cidades do interior do estado. “Nosso objetivo é alertar as autoridades e população em geral sobre a necessidade de aumento de leitos, para o atendimento às doenças respiratórias, que se intensificam no inverno”, pontuou Daniel.

Durante a reunião aberta, o Simers apresentou dados preocupantes sobre a situação do atendimento infantil no solo gaúcho. Como, por exemplo, a má distribuição de especialistas e a existência de 131 municípios sem pediatras, além de 85 cidades com menos de um especialista a cada mil habitantes com idade até 14 anos. A radiografia ainda alerta para a redução de 4% do número de serviços de Urgência e Emergência, tanto particulares como pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já em Porto Alegre, a diminuição de leitos também preocupa, com 16% a menos das vagas existentes nos últimos cinco anos, com uma redução de 20% apenas dos leitos SUS.

“Esperamos que as autoridades se sensibilizem, pois temos vários locais com insuficiência de pediatras e precisamos da colocação de intensivistas no interior, para que esse inverno não penalize as crianças com falta de leitos e o risco de algum paciente vir à óbito. Os médicos também enfrentam o estresse ao ver o sofrimento das crianças e familiares e vamos batalhar por essas mudanças, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, encerrou Daniel Wolff.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião os integrantes do Núcleo de Pediatria do Simers, Anice Metzdorf, Isabel Santos, Adriana Becker e Sérgio Amantea (também representando a Sociedade de Pediatria do RS); o coordenador da Frente Parlamentar SOS Pediatria, deputado estadual Thiago Duarte; a promotora da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Inglacir Dornelles Clós Delavedov; o médico da equipe de doenças transmissíveis da Vigilância em Saúde da Capital, Benjamin Roitman; e a fundadora e diretora executiva da ONG Prematuridade, Denise Suguitani e representante da Associação Gaúcha de Doença Falciforme (Agafal).

 

Tags: SOS Pediatria Núcleo de Pediatria do Simers Pediatria Pediatra Falta de leitos inverno doenças respiratórias

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política