Primeira etapa do Trote Solidário 2016 arrecada mais de 21 toneladas de alimentos
A Vida

Primeira etapa do Trote Solidário 2016 arrecada mais de 21 toneladas de alimentos

Compartilhe

08/04/2016 15:28

160319_Trote Solidário_Porto Alegre_Carrefour Plínio_Juliane Soska (5)
Carrinhos cheios foram constante na iniciativa. Foto: Juliane Soska/SIMERS
A primeira etapa da campanha Trote Solidário 2016, promovida pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS), arrecadou 21,4 toneladas de alimentos e 569 bolsas de sangue. Pelos resultados, podem ser beneficiadas cerca de 43 mil pessoas com os alimentos doados e encaminhados ao Banco de Alimentos do governo do Estado e 2.276 pacientes com as bolsas de sangue. O Trote Solidário consiste em duas atividades, realizadas em dias distintos: doação de sangue e arrecadação de alimentos. Na primeira etapa de 2016, foram oito cidades participantes (Porto Alegre, Canoas, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul e Lajeado), com a participação de 14 escolas médicas gaúchas. A campanha tem como objetivo mostrar o engajamento da comunidade na solidariedade convocada pelos futuros médicos. A iniciativa acabou com cenas violentas das recepções sujas.
DSC_0102
Estudantes engajados na doação de sangue. Foto: Elio Bandeira/SIMERS
O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, destacou o envolvimento dos estudantes de Medicina na campanha. “Esses jovens passaram noites estudando para tirar as melhores notas entre os que participaram do mais difícil dos vestibulares, pois tinham muito claro o que queriam fazer de suas vidas. Por isso, é natural que, em vez de fazer brincadeiras de mau gosto, eles estejam recolhendo alimentos e doando sangue, iniciando uma trajetória de entrega e dedicação ao próximo”, afirmou. A presidente do NAS/SIMERS, Bárbara Dalla Corte, considera que a primeira edição do Trote Solidário neste ano foi um sucesso. “Novamente, essa campanha foi realizada em praticamente todas as faculdades de Medicina do Estado, com uma grande adesão dos acadêmicos, tanto calouros quanto veteranos. Mais do que isso, a cada edição da população se familiariza mais com a iniciativa, que tem se mostrado sempre mais receptiva e participativa”, salientou. Trote Solidário – O Trote ocorre desde 2008 e é uma parceria do Núcleo com as turmas de veteranos das faculdades de Medicina. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), e, no ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Na edição de 2015, nas duas etapas (março e agosto), o projeto conseguiu atingir cerca de 3 mil pacientes com 713 doações de sangue (cada doação pode salvar até quatro vidas), além de arrecadar cerca de 34 toneladas de alimentos não perecíveis. Uma tonelada alimenta 80 pessoas (todas as refeições) por 30 dias.
Tags: resultados Trote Solidário Núcleo Acadêmico Simers (NAS)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política