Defesa

Pandemia agrava quadro financeiro do Nossa Senhora das Graças

30/05/2020

Diretor Eduardo Dias participou de reunião em Canoas

Diretor Eduardo Dias participou de reunião em Canoas

O Simers, através do diretor Eduardo Dias, participou, no dia 28, da reunião convocada pelo corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas com as presenças do secretário da saúde do município, Fernando Ritter, e dos representantes da direção da instituição. Na oportunidade, a diretora do corpo clínico, Renata Rockembach, expôs a preocupação dos médicos com a falta de insumos dentro do período de pandemia do coronavírus e o atraso no pagamento dos salários e da produção do mês de abril. 

O secretário Fernado Ritter admitiu a dificuldade de efetuar os repasses por conta da queda abrupta da receita do município ocasionada pela pandemia. Ele informou que a gestão municipal está aguardando o repasse de R$ 2 milhões do governo do Estado, sendo que parte desta verba será encaminhada para a compra de insumos. O Secretário se comprometeu a realizar o repasse de valores o mais breve possível para tentar normalizar a situação.

Os representantes da direção do Nossa Senhora das Graças destacaram que a diminuição da receita mensal chegou a R$ 1,2 milhão, fato que determinou o atraso nas quitações dos compromissos com os médicos. No encontro, afirmaram que a administração está mobilizada para acertar os valores nos próximos dias.

Eduardo Dias disse que o quadro é o preocupante e o Simers acompanhará os desdobramentos, já que a recuperação do quadro financeiro não deverá ocorrer a curto prazo. Ressaltou que estão sendo avaliadas alternativas para que o hospital tenha novas verbas e os serviços mantidos, como os recursos do atendimento aos pacientes com coronavírus. Por outro lado, lembrou que esta possibilidade não tem unanimidade entre os profissionais, pois eles temem que a iniciativa possa afastar os pacientes de convênios da instituição.

SEGUROS