Núcleo de Pediatria do Simers alerta: saiba como proteger as crianças dos acidentes domésticos nas férias
Vida

Núcleo de Pediatria do Simers alerta: saiba como proteger as crianças dos acidentes domésticos nas férias

Compartilhe

19/12/2023 18:06

As férias escolares já chegaram para muitos alunos e representam um período de diversão e descanso para as crianças. Mas, o Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) faz um alerta para os pais, avós e cuidadores: é tempo de redobrar a atenção com os pequenos. Isso porque os acidentes domésticos, que já são uma das principais causas de morte e lesão entre crianças e adolescentes no Brasil, podem aumentar nessa época do ano, quando a gurizada passa mais tempo em casa.

No Rio Grande do Sul, entre outubro de 2022 e setembro de 2023, um total de 6.542 crianças, de 0 a 14 anos, foram internadas em hospitais via Sistema Único de Saúde (SUS) devido a morbidades por causas externas. As principais causas dessas internações foram quedas, exposição à corrente elétrica e queimaduras. Números que poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção.

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, 90% desses acidentes podem ser prevenidos. Como, por exemplo, jamais deixar as crianças sozinhas na cozinha, no banheiro ou na piscina, bem como manter o acesso a objetos cortantes, inflamáveis, medicamentos e produtos de limpeza apenas ao alcance dos adultos”, destaca o coordenador do Núcleo de Pediatria do Simers, Daniel Wolff.

E para ajudar a reduzir o número de acidentes domésticos entre as crianças, o Simers preparou um material sobre os principais cuidados para se ter dentro e também fora de casa. “As férias são sinônimo de alegria, mas, também, de responsabilidade e proteção para as crianças. Com informação, podemos evitar acidentes e garantir a saúde e a segurança daqueles que tanto amamos e precisam de nós”, afirma o pediatra e diretor do Simers.

Confira!

 

Tags: Núcleo de Pediatria do Simers Criança acidentes cuidados com as crianças férias escolares

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política