Nota de repúdio
A Luta

Nota de repúdio

Compartilhe

20/11/2018 00:00

Uma charge veiculada no jornal Zero Hora desta terça-feira (20/nov) reforça um velho preconceito que faz mal à saúde da população. 

A charge assinada por Alexandre Beck traz à tona a visão de que os médicos brasileiros não prestam o devido cuidado a seus pacientes. Tal visão, no entanto, é incorreta, injusta e imoral – e só encontra respaldo entre aqueles que desconhecem a realidade da Saúde no Brasil.

Os médicos brasileiros atuam em condições totalmente impróprias para a assistência ao paciente. Em muitos hospitais e postos de saúde, faltam recursos e estrutura adequados. Charges como a publicada hoje, porém, sugerem injustamente que os médicos são responsáveis por esse sistema perverso. 

O resultado pode ser visto nas estatísticas da segurança na Saúde. Desde 2014, foram registrados 98 casos de violência em hospitais e postos de saúde do Rio Grande do Sul. E muitos deles tiveram como vítimas os próprios médicos, que ficam frente a frente com pacientes impedidos de receber o tratamento adequado. 

O Simers lamenta que esse tipo de desinformação encontre espaço em charges como esta, contribuindo para fragilizar a relação médico-paciente, que é fundamental para o diagnóstico e o sucesso de tratamentos que ajudam a salvar vidas todos os dias.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política