Médicos oftalmologistas e dermatologistas atendem e conscientizam a população do RS
A Luta

Médicos oftalmologistas e dermatologistas atendem e conscientizam a população do RS

Compartilhe

11/12/2019 00:00

Com o apoio do Simers, médicos gaúchos passaram o último sábado (07) engajados em duas iniciativas de assistência e conscientização da população: a Campanha de Prevenção de Doenças Oculares, organizada pela Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs), e o Mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele, iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Campanha de Prevenção de Doenças Oculares


No mutirão de exames oftalmológicos, que envolveu cerca de 100 profissionais em Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Viamão, o Simers contribuiu com o fornecimento de lanches para os voluntários e com receituários. Cerca de 500 pessoas receberam atendimento gratuito ao longo do dia, e quem necessitava de óculos ganhou armação e lentes.


“Este é um trabalho relevante no qual a classe médica se envolve diretamente, mas que nem sempre recebe o devido reconhecimento. Além da verificação do grau, quando necessário, ações como estas ajudam a detectar doenças que só o profissional habilitado pode diagnosticar”, destaca Anice Metzdorf, diretora do Simers e coordenadora do Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina da entidade.


Entre as pessoas atendidas, está a aposentada Magda Arão Trindade Camargo, 73 anos. Ela não fazia exames oculares há 19 anos e saiu aliviada por não apresentar nenhuma enfermidade grave. “E ainda ganhei óculos e lentes com o grau atualizado”, comemorou a paciente.

Para o residente Matheus Dallagasperina Pedro, o mutirão é importante, pois as pessoas que receberam atendimento neste sábado provavelmente levariam mais tempo se esperassem na fila do SUS. “Este tempo pode significar o agravamento de doenças não detectadas”, completa o médico.


Mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele


No mesmo dia, ocorreu o Mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele, uma iniciativa anual da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alusiva à campanha Dezembro Laranja - mês marcado pelo início da temporada de verão, quando há mais exposição ao sol, momento ideal para relembrar a todos sobre os riscos da falta de cuidados com a pele.

"Esse é o câncer mais frequente no Brasil e no Rio Grande do Sul. O objetivo dessa campanha é fazer o diagnóstico precoce, uma vez que ao identificar o tumor logo no início, existe uma chance de até 90% de cura", explicou a presidente da regional rio-grandense da SBD, Taciana Dal'Forno Dini, que também estava atendendo pacientes no Posto de Saúde do IAPI, que amanheceu com uma fila dobrando a esquina.


Em Porto Alegre, os exames preventivos também foram realizados no Ambulatório de Dermatologia Sanitária, que esgotou a sua capacidade de atendimento ainda pela manhã devido à grande procura. No Interior, oito cidades receberam o Mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele deste ano: Passo Fundo, Lajeado, Canoas, Rio Grande, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. 


O atendimento nos postos envolveu aproximadamente 400 médicos dermatologistas, além de centenas de médicos residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem que realizaram exames preventivos, encaminhamentos, biópsias e responderam às dúvidas dos pacientes.

“O Simers entrou nessa parceria porque tem como motivação a defesa da saúde da população com segurança. Por isso, é importante ressaltar o fato de que todos os médicos envolvidos nesta campanha são dermatologistas e têm a certificação adequada para fazer esse tipo de avaliação, bem como o encaminhamento adequado”, destacou a diretora do Simers e dermatologista habilitada pela SBD, Mônica Berg.

Tags: Oftalmologia Evento Dermatologia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política