Médico doa réplica de estetoscópio para o MUHM
Medicina

Médico doa réplica de estetoscópio para o MUHM

Compartilhe

15/08/2023 11:32

O médico e artesão Heitor Marques de Azevedo, doou na tarde de sexta-feira, 11 de agosto, uma réplica produzida por ele, do primeiro estetoscópio criado pelo médico francês René Laennec (1816). A entrega foi feita ao presidente da Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (AAMUHM),  Dr. Germano Bonow, na sede do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM).

Para Azevedo o objetivo da doação é levar conhecimento aos visitantes: “Quero que as novas gerações de médicos tenham conhecimento de como foi inventado o primeiro estetoscópio graças à criatividade do professor Laennec,” comentou.

Na ocasião ocorria visitação no museu, e, Helena dos Reis de sete anos,  que sonha em ser médica, aproveitou para testar a acústica do equipamento.

 

Participaram do encontro as historiadoras do MUHM e o idealizador da entrega da réplica, o pneumopediatra Gilberto Bueno Fischer. 


Conheça a  história do estetoscópio

Em 1816, o médico francês René Laennec inventou o primeiro estetoscópio utilizando um longo tubo de papel laminado, para canalizar o som do tórax do paciente ao ouvido. As versões variam sobre como exatamente Laennec criou sua invenção, mas estava claro desde o início, que as propriedades acústicas do tubo melhoraram muito a capacidade do médico de ouvir sons vitais do coração e do pulmão.


Vinte e cinco anos mais tarde, George P. Camman de Nova York, desenvolveu o primeiro estetoscópio com um fone de ouvido para cada orelha. Este projeto seria usado durante mais de 100 anos, com muito poucas modificações. 


Não foi antes do início dos anos 60 que o Dr. David Littmann, um professor da Escola de Medicina de Harvard, distinto cardiologista e reconhecido como autoridade internacional em Eletrocardiografia, patenteou um novo estetoscópio revolucionário, com muito melhor desempenho acústico. Ele ajudou a transformar um dispositivo de escuta simples em uma poderosa ferramenta de diagnóstico.

Tags: Museu de História da Medicina (MUHM) História da medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política